O professor italiano Umberto Eco é um dos melhores especialistas atuais em estudos sobre comunicação, linguagem e literatura. No texto abaixo, escrito com sua prosa leve e agradável, ele avalia a importância da Revolução Francesa de 1789 para os homens e mulheres de hoje:
[...] hoje um cidadão qualquer [...] for tratado grosseiramente por um guarda, responde com firmeza ‘’Sim, pode me multar, mas porte-se com o devido respeito, caso contrário vou apresentar queixa’’. Isso acontece porque houve a Revolução Francesa. […] A Revolução Francesa [...] exportou suas ideias de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. [...] A ideia de que se não houver república, haja ao menos uma monarquia constitucional [...], a própria ideia das independências nacionais, nasce e se difunde com a Revolução Francesa. E, portanto, nós somos como somos, votamos, escrevemos cartas aos jornais, organizamos manifestações, pressionamos o nosso deputado, porque houve a Revolução Francesa.
ECO, Umberto. “O Sr./Sra. Tomaria a Bastilha?”. In: A Revolução Francesa 1789/1989. São Paulo: Editora Três, 1989. p. 150-155.
A partir do que é apresentado pelo autor do texto acima, procure responder:
1. O policial é um funcionário do Estado. No Antigo Regime, bastava a ordem do rei para que o policial pudesse prender uma pessoa e até torturá-la. Depois da Revolução Francesa, a relação entre o Estado, a lei e o cidadão passou a ser outra. Que mudança foi essa?
2. compare a revolução francesa de 1789 e a revolução inglesa do século XVII exerceram sobre outros países.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:vc sabe se o professor e seu se ele for seu ele ajuda se nao for e de 1893
Explicação:espero ter ajudado
Perguntas interessantes
Sociologia,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás