O processo histórico da produção e da criação gráficas acompanha a evolução do homem. Os sistemas
de composição se aperfeiçoaram conforme a necessidade de informação e foram influenciando
características estéticas dos projetos gráficos desenvolvidos. Por volta de 1439, Johannes Gutenberg
separou as letras das tábuas da xilogravura e usou letras individuais para montar textos. A utilização dos
tipos móveis, como ficaram conhecidas as peças de chumbo feitas por Gutenberg, tornou-se um sucesso
amplamente reconhecido e divulgado.
COLLARO, A. C. Produção Gráfica: arte e técnica na direção de arte. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012 (adaptado).
Considerando as informações do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, sob a perspectiva
tecnológica e social do design gráfico.
I. A invenção de Gutenberg marcou uma evolução nas artes gráficas e deu origem ao que
conhecemos hoje como tipografia.
II. Com a tipografia e outros sistemas que vieram a completar a demanda por impressão, a atividade
do designer se ampliou, uma vez que, além do projeto gráfico, ele passou a planejar sua produção.
III. A partir do século XIX, a tecnologia de tipos móveis foi perdendo espaço gradativamente, sendo
substituída por processos de impressão menos custosos e demorados em determinadas
aplicações.
É correto o que se afirma em
A I, apenas.
B III, apenas.
C I e II, apenas.
D II e III, apenas.
E I, II e III.
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I é verdadeira, tendo revolucionado o modo como as publicações eram organizadas na Europa na Idade Moderna, popularizado o livro e facilitado a circulação de outros materiais impressos.
II é verdadeira, surgindo uma nova demanda técnica (o conhecimento dos mecanismos de funcionamento da máquina) que reforçava a necessidade de dominar conhecimentos específicos.
III é verdadeira, tendo a tipografia, como todas as demais técnicas, se tornando menos eficiente que as suas novas variações, tendo caído em desuso.
É correta a alternativa E.
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