Direito, perguntado por diiogos2, 11 meses atrás

O preconceito — uma concepção acerca de algo ou alguém sem critérios objetivos e baseado em um pensamento pouco crítico — surge com as diferenças, ou, mais especificamente, a partir da ignorância em relação a elas. Trata-se, portanto, de um julgamento a priori, demonstrando a ausência ou a carência de conhecimento acerca de determinada realidade. Como podemos imaginar, por se tratar de algo fundamentado no desconhecimento, é, também, de natureza altamente propagável, já que não exige esforço crítico daquele que possui comportamentos ou concepções preconceituosas. Crenças, superstições, verdades tidas como imutáveis e certas tradições reiteram ideias pré-estabelecidas e as conferem força e status de verdade, muitas vezes, reforçando preconceitos e reproduzindo uma lógica de discriminação.
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.

Considere as afirmativas abaixo e responda:


I. O preconceito é um pré-julgamento facilmente ‘transmissível’ em uma sociedade.

II. O preconceito pode estar relacionado a verdades imutáveis, crenças e tradições.

III. Podemos afirmar que na diversa e multicultural sociedade brasileira não existe preconceito.


É correto afirmar que:


Todas as afirmações são verdadeiras


I e II são verdadeiras


I e III são verdadeiras


Todas as afirmações são falsas


II e III são verdadeiras

Soluções para a tarefa

Respondido por epiphanybia
83
é correto afirmar que, l e ll são verdadeiras.

espero ter ajudado:)
Respondido por makmorales
40

Alternativa 2 é a correta; a afirmação I é verdadeira porque a ideia por trás de preconceito é basicamente um pré-julgamento facilmente ‘transmissível’ em uma sociedade, o que torna fácil a sua propagação e difícil a sua remoção.

O preconceito também pode se relacionar com verdades imutáveis, crenças e tradições, que criam nos indivíduos posicionamentos inflexíveis e que, por vezes, mantém fixos esses pré-julgamentos sobre elementos humanos e culturais.

Abraços!

Perguntas interessantes