[...] na mesma medida em que essas diferenças se cruzam e se entrelaçam, elas também evidenciam o distanciamento existente entre as classes, as raças e os gêneros, por exemplo, o que acaba denunciando uma realidade de preconceitos, discriminação e exclusão.
A mistura de culturas, tão exaltada em nosso país, decorre da colonização e da escravização violentas, que, apesar de fazerem parte do passado, ainda hoje permeiam nossa sociedade, reforçando uma lógica europeia etnocêntrica em relação aos demais povos que deram origem ao Brasil. [...]
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
De uma maneira didática, podemos dizer que:
I. A população negra, presente em grande número em nosso país, é a que mais contribuiu com conceitos e valores culturais, decorrendo daí a exaltação de suas origens.
II. O preconceito racial não é presente no Brasil de hoje.
III. Discriminação é a forma como se trata quem sofre preconceito.
IV. A exclusão pode acontecer social e institucionalmente com aqueles que sofrem preconceito.
Estão corretas as afirmações:
I e IV.
II e IV.
I e II.
II e III.
III e IV.
Soluções para a tarefa
III e IV.
A discriminação social e étnica compreende um processo sócio-histórico que data desde o Brasil Colonial, principalmente por conta da permanência da escravidão durante séculos em nosso país.
Como resultado, até hoje, existem episódios de discrminação sob a forma de preconceito e intolerância, os quais devem ser combatidos, no sentido de redução da exclusão social a partir da formação de uma sociedade mais justa.
As alternativas III e IV se apresentam como corretas. A ideia de preconceito está presente todos os dias em nosso território. Ele pode ser visto de forma velada e em situações claras de preconceito, o que está diretamente ligado ao passado de escravidão e suas consequências.
Sobre a ideia de discriminação
A discriminação é uma prática errônea assim como o etnocentrismo, pois todos somos iguais e devemos ter igual valor, levando em consideração nossa cultura, nossos valores, costumes, religião entre uma série de outras questões que diariamente vem ocorrendo em forma de preconceito.
Por fim, grande parte da sociedade além de viver sobre constante preconceito, ainda está em exclusão social, visto que uma parcela considerável dos indivíduos negros em nosso país vivem nos espaços segregados.
Mais sobre o racismo:
https://brainly.com.br/tarefa/22845124