Pedagogia, perguntado por ronisemaria, 1 ano atrás

O positivismo analisa a sociedade a partir de regras científicas e métodos objetivos. Leia o trecho a seguir. “(...) a filosofia das ciências ou Positivismo explica o mundo, o homem, suas propriedades respectivas; só especula sobre matérias acumuladas pela observação e sobre fatos ensaiados pela experimentação. Procura o como e não o porquê, o estado real dos corpos, suas propriedades constantes, as leis naturais. Em suma, o Positivismo, na interpretação do mundo e do homem, estabelece a unidade, não em relação à sua natureza própria, que não há em parte alguma, mas, no entendimento humano, fazendo a classificação das propriedades, e em seguida dos seres que as manifestam, em relação à Humanidade; é uma coordenação abstrata concebida sob o ponto de vista do homem, do sujeito, donde a síntese subjetiva (RIBEIRO JUNIOR, 2005).”
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O positivismo idealizado por Auguste Comte buscava a compreensão científica das leis gerais que regiam a sociedade.
PORQUE
II. O pensamento positivista criticava a sociedade moderna, estimulando os conflitos sociais.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Escolha uma:

a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Incorreto
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Soluções para a tarefa

Respondido por KatiaLeandro
19

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Respondido por vanderleimarques
8

Resposta:

1) Segundo Berman (1986, p. 16), "(...) com a Revolução Francesa e suas reverberações, ganha vida, de maneira abrupta e dramática, um grande e moderno público. Esse público partilha o sentimento de viver em uma era revolucionária, uma era que desencadeia explosivas convulsões em todos os níveis de vida pessoal, social e política".

A partir desse contexto, analise as afirmações a seguir.

b)As afirmativas I e II estão corretas. (correta)

2)O positivismo analisa a sociedade a partir de regras científicas e métodos objetivos. Leia o trecho a seguir.

“(...) a filosofia das ciências ou Positivismo explica o mundo, o homem, suas propriedades respectivas; só especula sobre matérias acumuladas pela observação e sobre fatos ensaiados pela experimentação. Procura o como e não o porquê, o estado real dos corpos, suas propriedades constantes, as leis naturais. Em suma, o Positivismo, na interpretação do mundo e do homem, estabelece a unidade, não em relação à sua natureza própria, que não há em parte alguma, mas, no entendimento humano, fazendo a classificação das propriedades, e em seguida dos seres que as manifestam, em relação à Humanidade; é uma coordenação abstrata concebida sob o ponto de vista do homem, do sujeito, donde a síntese subjetiva (RIBEIRO JUNIOR, 2005).”

Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O positivismo idealizado por Auguste Comte buscava a compreensão científica das leis gerais que regiam a sociedade.

PORQUE

II. O pensamento positivista criticava a sociedade moderna, estimulando os conflitos sociais.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

b)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (correta)

3)A obra de Émile Durkheim apresenta forte influência do pensamento positivista. Observe o trecho a seguir.

"É preciso observar os fatos sociais do exterior; descobri-los como descobrimos os fatos físicos. Como temos a ilusão de conhecer as realidades sociais, torna-se importante convencer-nos de que elas não são conhecidas imediatamente. Por isso Durkheim afirma que é preciso considerar os fatos sociais como coisas. As coisas são tudo o que nos é dado, tudo o que se oferece (ou antes, se impõe) à nossa observação (ARON, 1987, p. 337)."

Com base no conteúdo abordado, avalie as seguintes afirmativas.

I. Auguste Comte e Émile Durkheim foram responsáveis pela fundação de um pensamento sistemático sobre os fenômenos sociais baseado no senso comum.

II. A compreensão de que todos os indivíduos estão submetidos a uma ordem social em comum, apresentada por Auguste Comte, teve profundo impacto na obra de Émile Durkheim.

III. Assim como Auguste Comte, Émile Durkheim apresenta uma concepção organicista da vida social.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.

Alternativas:

c)As afirmativas II e III estão corretas. (correta)

4)De acordo com Durkheim (2012, p. 429), “(...) se a divisão do trabalho produz a solidariedade, não é apenas porque ela faz de cada indivíduo um “trocador”, como dizem os economistas; é porque ela cria entre os homens todo um sistema de direitos e deveres que os ligam uns aos outros de maneira duradoura. Do mesmo modo que as similitudes sociais dão origem a um direito e a uma moral que as protegem, a divisão do trabalho dá origem a regras que asseguram o concurso pacífico e regular das funções divididas”.

A partir da reflexão fomentada pelo texto, assinale a alternativa que apresente a afirmação correta.

Alternativas:

e)Durkheim destaca em sua obra que além do aumento da produção e do lucro, a divisão do trabalho possui a função de produzir coesão social. (correta)

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA

Perguntas interessantes