O poema a seguir, de Olavo Bilac, será lido uma primeira vez pelo professor. A seguir, ele solicitará a outros alunos que façam também a leitura expressiva do poema, orientando-os com sugestões apropriadas. Durante a leitura, concentre-se nas perguntas: Este poema é, de fato, literatura? Por quê? Soneto XIII "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto... E conversamos toda a noite, enquanto A via-láctea, como um pálio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto. Direis agora: "Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo?" E eu vos direi: "Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas." Que palavras dificultaram a compreensão do poema? Como fez para resolver os problemas encontrados?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
1. As palavras que podem tornar mais difícil a compreensão do poema são as seguintes: "via-láctea", "cintila", "transloucado".
2. A fim de que ocorresse a compreensão do que fora apresentado acima, é essencial que possamos ler o texto como um todo, a fim de primeiramente, analisar o contexto no qual está inserido.
Posteriormente, sabe-se que é necessário compreendermos a que estilo literário Olavo Bilac pertenceu. E então poderemos associar a linguagem que usa com o estilo literário e suas pretensões com a literatura.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás