Direito, perguntado por rafaelfigueredo57, 11 meses atrás

“[…] o poder só pode ser visto, sentido, avaliado, ao exercer-se. Antes do momento em que se exerce, ele é somente uma conjectura, uma presunção, algo que se acha que vai acontecer. Para usar uma comparação fácil, a situação é como a que existe antes do jogo de um grande time de futebol com um clubezinho do interior. O time grande tem ‘poder’ de sobra para vencer os desconhecidos obscuros da cidade pequena. Não obstante, pode ocorrer que, num jogo decisivo, o poderoso perca. […]. Ou seja, é em ação que se analisa o poder. É no processo, na inter-relação, não na elaboração intelectual abstrata. Estendendo a analogia futebolística, neste caso muito ilustrativa: só se sabe quem ganhou depois que o jogo acaba. Antes, tudo está sujeito a fatores no mais das vezes imprevisíveis. Assim é também, em tudo, o jogo disso que chamamos vagamente de ‘poder’.”

Considerando os traços característicos do poder político, passíveis de extração da obra de João Ubaldo Ribeiro, assinale a alternativa INCORRETA:

Grupo de escolhas da pergunta

a) A política é uma atividade ou prática contínua ao longo do tempo.

b) A política se esvazia no poder de tomar decisões.

c) A política pressupõe também o poder de impor as decisões tomadas, independentemente ou mesmo contra a vontade dos governados.

d) A política pressupõe pluralidade de pessoas.

e) A política pode buscar a realização do bem comum ou não.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
2

Sobre os aspectos do poder político retratado no texto, temos que a resposta certa é a:

c) A política pressupõe também o poder de impor as decisões tomadas, independentemente ou mesmo contra a vontade dos governados.

Isso porque o poder político ele não pode ser tido como absoluto na medida em que vários fatores podem corroborar para que algo improvável aconteça.

Assim, o autor usa como exemplo um time pequeno que ganha de um time grande que pode representar reviravoltas políticas.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes