O planejamento está presente no cotidiano escolar, e no ensino de História não seria diferente. A respeito deste assunto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - Não devemos ensinar o edifício da História em si, mas sim, ensinar os alunos a edificarem o edifício. Pois, até agora, a História era ensinada como se já houvessem quadros acabados. Ensinar a edificar é o mesmo que levar nossos alunos a construir conceitos e aplicá-los diante das várias situações-problema que a vida impõe. Significa ainda ensinar a selecionar, relacionar, interpretar, compreender e construir argumentos.
PORQUE
II - O desafio do professor não é saber se isso é possível, mas sim fazê-lo ensinando História e, por esse motivo, o planejamento é um dos primeiros passos para a aprendizagem eficiente e eficaz. Planejar é um processo de busca e equilíbrio entre meios e fins, envolve recursos e objetivos, convergindo para a eficácia que se traduz em resultados. O planejamento é um ato reflexivo, que vai da decisão à ação, previsão e racionalização, definindo etapas e pressupondo uma avaliação.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Em relação ao planejamento no ensino da história é possível destaca que ambas as asserções estão corretas e se completam, sendo que a resposta correta é a alternativa 1.
A história e suas modificações
Antigamente, tudo que os livros didáticos apresentavam, em relação ao ensino da história, era considerado correto. Hoje em dia, com acesso à tecnologia e a diversos meios que a globalização propiciou, a história nos mostra o quanto é importante a pesquisa e o aprofundamento das questões a serem desvendadas.
A todo instante pode surgir algo novo e que seja capaz de mudar a história. Sendo assim, o planejamento do professor de história deve ter como objetivo o desenvolvimento do olhar questionador, pesquisador e constrói a história a partir de suas percepções, pois o que eu entendo que aconteceu pode diferir da realidade ou pode ir ao encontro a ela.
Saiba mais sobre o planejamento no ensino da história:
https://brainly.com.br/tarefa/19722244
https://brainly.com.br/tarefa/29854059
#SPJ1
Resposta:
alternativa 1
Explicação: pag 141 e 142.