História, perguntado por mo3154636, 10 meses atrás

O Período Regencial teve início após D. Pedro I abdicar do trono brasileiro

em 1831. Como o filho dele não poderia assumir o trono por ter apenas cinco

anos. Foi feita uma transição em que o país foi governado por regentes. Nesse

período, o Brasil teve uma breve experiência de descentralização que resultou

em uma série de rebeliões em diferentes províncias.

Identifique os motivos que contribuíram para o surgimento dessas rebeliões.​

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveirasilvab806
5

Resposta:

O Período Regencial ficou marcado pela intensa movimentação política que acontecia no país. O debate político nesse período foi bastante acalorado e girava em torno de três grupos políticos, que gradativamente se transformaram nos dois partidos políticos do Segundo Reinado. No caso do Período Regencial, os principais grupos políticos eram:

Liberais moderados: em geral, eram monarquistas que defendiam a limitação do poder do imperador. Defendiam uma monarquia constitucional no país e tinham no padre Feijó o seu maior representante.

Liberais exaltados: eram defensores abertos do federalismo, isto é, de ampliar a autonomia das províncias brasileiras. Alguns dos exaltados eram defensores da república, e o nome mais influente desse grupo foi Cipriano Barata.

Restauradores: eram defensores do retorno de D. Pedro I ao trono brasileiro e tinham nos irmãos Andrada (José Bonifácio era um deles) seus maiores expoentes.

Ao longo do Período Regencial, esses grupos foram convertendo-se nos dois partidos que centralizaram a política durante o Segundo Reinado. O Partido Liberal surgiu da mescla dos liberais moderados com os exaltados, e o Partido Conservador surgiu da mescla dos liberais moderados com os restauradores.

Perguntas interessantes