O perfil internacional do Brasil mudou bastante entre asdécadas de 1980 e de 1990. O país, que assumia posturadefensiva e reativa, além de terceiro-mundista (ou, pelomenos, periférica), passou a ser afirmativo e propositivoem vários temas do cenário mundial. Na década de 2000,essa condição acentuou-se, aliando-se o crescimentoeconômico à sua ação internacional. Tal condição conferiuum status diferenciado ao Brasil, que passou a serconsiderado como uma potência regional e uma possívelnova potência global.A respeito dessas mudanças do perfil internacional doBrasil, avalie as afirmações abaixo.I. A imagem externa do Brasil, entre as décadasde 1980 e 1990, esteve ligada às mudançaspolíticas e econômicas internas, em particular, àredemocratização e à abertura econômica para ocomércio internacional.II. A afirmação do Brasil como potência globalindepende da manutenção de seu status no âmbitoregional, dado seu recente desenvolvimentoeconômico.III. A inserção econômica internacional do Brasil,ao longo dos anos 1990 e 2000, a despeito dascríticas aos efeitos perversos da globalização, seconsumou pela abertura aos fluxos de comércio ede investimento.IV. A afirmação do Brasil como potência global incluielementos propriamente políticos, de carátermultilateral, como a participação em missões depaz, negociações de uso de tecnologia nuclear ereforma da arquitetura política internacional.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B II e III.C III e IV.D I, II e IV.E I, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
I. A imagem externa do Brasil, entre as décadas de 1980 e 1990, esteve ligada às mudanças políticas e econômicas internas, em particular, à redemocratização e à abertura econômica para o comércio internacional.
Correto. O processo de redemocratização traçou uma nova imagem interna e externa do Brasil, o que motivou também diferentes relações de política externa e arranjos diplomáticos.
II. A afirmação do Brasil como potência global independe da manutenção de seu status no âmbito regional, dado seu recente desenvolvimento econômico.
Falso. O Brasil é considerado uma potência global no sentido em que exerce, sobre seus vizinhos da América do Sul, uma influência elevada.
III. A inserção econômica internacional do Brasil,ao longo dos anos 1990 e 2000, a despeito das críticas aos efeitos perversos da globalização, se consumou pela abertura aos fluxos de comércio e de investimento.
Correto. A abertura econômica brasileira, principalmente após a redemocratização, abriu espaço para novos acordos e tratados relacionados aos fluxos de comércio.
IV. A afirmação do Brasil como potência global inclui elementos propriamente políticos, de caráter multilateral, como a participação em missões de paz, negociações de uso de tecnologia nuclear e reforma da arquitetura política internacional.
Correto. Posicionado no cenário político internacional da década de 1990, o Brasil passou a ter uma relevância maior no âmbito comercial, político e econômico, além de investir na tecnologia nuclear, por exemplo.
Está correta a letra E. I, III e IV.