O patrimônio cultural constitui um recurso de considerável capacidade de atração de turistas. O título concedido pela Unesco às cidades consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade contribui com o marketing turístico e com a difusão de tais destinos pelo mundo.No que tange à atividade turística nessas áreas, há uma questão complicada de ser operacionalizada: os "usos" turísticos e a conservação do patrimônio. Nesse sentido, ressalta-se a importância de um estado regulador que contribua para a conservação do patrimônio cultural e com a gestão do turismo cultural.Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar queA)as cidades de turismo cultural têm seu acervo assegurado, desde que contempla¬das com o título de Patrimônio da Humani¬dade.B)o patrimônio material assume caráter mais relevante que o imaterial frente ao desenvolvimento da atividade turística.C)o título de Patrimônio Cultural da Humani¬dade concedido pela Unesco garante, por si só, demanda volumosa e constante para os destinos de turismo cultural.D)o turismo pode contribuir com a revitalização de centros históricos, a partir da maior valorização do patrimônio cultural e, consequentemente,dosinvestimentos gerados nessas áreas.E)os usos turísticos são, via de regra, favoráveis às cidades patrimoniais, pois o turismo é prioritariamente propulsor de impactos positivos.
#ENADE
Soluções para a tarefa
No patrimônio cultural e o turismo, é CORRETO afirmar que:
D) o turismo pode contribuir com a revitalização de centros históricos, a partir da maior valorização do patrimônio cultural e, consequentemente, dos investimentos gerados nessas áreas.
A prática do turismo de cunho cultural, quando bem organizado e planejado, gera um aumento na arrecadação de fundos mantenedores do patrimônio e, além disso, amplia o índice de empregos na maior parte dos casos em todo o mundo.
Além dos benefícios econômicos, a recuperação e valorização dos elementos que compõem a memória de uma localidade reforçam a questão identitária, possibilitando o conhecimento da própria população sobre o seu patrimônio.
Desta forma, o turismo possibilita vantagens sociais que conferem um acréscimo de valor ao lugar, considerando os centros históricos como elementos singulares e únicos pela maneira particular com que se constituíram e se apresentam na atualidade.
Bons estudos!