ENEM, perguntado por giovannaguimara8160, 10 meses atrás

"O papel dos Parlamentares. – Nenhuma intromissão deles deve ser tolerada na autoridade do Rei. (...) Seria impossível impedir a ruína da autoridade real se fossem atendidos os sentimentos dos que são ignorantes na política do governo dos Estados a ponto de presumir serem sábios na teoria de sua administração e nem são capazes de julgar acertada- mente sua conduta nem decidir sobre negócios públicos que ultrapassem seu alcance." RICHELIEU. Testamento Político. As palavras do cardeal de Richelieu, um dos principais formuladores políticos do século XVII, estão voltadas para a defesa de um sistema político vigente na época, qual seja: a) a democracia parlamentar existente até hoje na Europa Ocidental; b) a ditadura republicana que vigorava na Inglaterra sob governo de Oliver Cromwell; c) a monarquia parlamentar, sistema vitorioso a partir da Revolução Gloriosa em 1688; d) o absolutismo monárquico, que

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
3

É correta a alternativa D.

O que Richelieu defende aqui é que apenas o Monarca (e seu pequeno grupo de conselheiros, por ele escolhidos) seria capaz de compreender as nuances da política, de modo que qualquer tipo de órgão político como um Congresso ou Parlamento, composto por representantes de províncias ou classes, seria antes um empecilho ao execício do poder político adequado que uma condição.

Esta era uma forma de defender, de maneira bovina, a autoridade do Rei, visto como que posto naquela posição pelo próprio Deus e incapaz de cometer erros, o que era obviamente falso, já que frequentemente as monarquias tomavam decisões que prejudicavam o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade sob seu governo.

Perguntas interessantes