(ENEM) Os índices mínimos de uso da terra utilizados atualmente pelo INCRA para que ela cumpra sua função social foram elaborados em 1980, com base nos indicadores de produtividade das lavouras e dos rebanhos por hectare, levando-se em conta o nível técnico da agropecuária, segundo os dados do censo agropecuário de 1975 do IBGE. Hoje eles estão completamente defasados, pois, por exemplo, no estado de São Paulo, basta produzir 1.900 kg/hectare de milho para que a propriedade seja considerada produtiva. Entretanto, a produtividade média do milho nesse estado na safra de 2005/6 foi de 4.150 kg/ha. E por que até agora esses índices não foram atualizados? Porque assim imóveis com baixas produtividades escapam da desapropriação e da reforma agrária. (Adaptado de: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. "Me engana que eu gosto": A não atualização dos índices de produtividade da terra no governo Lula. Rádio Agência Notícias
Soluções para a tarefa
Lendo todo o material que o enunciado nos abordou, podemos afirmar que a alternativa correta é alternativa c) alternativas II e IV corretas!
Vamos aos dados/resoluções:
1) É Incorreta porque o que ocorre é exatamente o contrário do que está escrito. Os indicadores de uso da terra precisam ser atualizados para condizer com a realidade atual da atividade agropecuária do país, que tem crescido e se desenvolvido, tornando necessária uma maior produtividade para a terra cumprir sua função social, o que torna necessária a atualização dos índices, e não apenas um inúmero de terras sem grande produtividade.
2) Correta.
3) Assim como a I, está incorreta porque apenas essa alteração não é o bastante para que seja feita uma reforma agrária, também se deve observar outros fatores, como infraestrutura no meio rural para o homem do campo.
4) Correta.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)