Administração, perguntado por jedsoncz20abreu, 6 meses atrás

O Orçamento Participativo foi uma das primeiras ações de efetiva integração do cidadão, implementadas por um governo municipal. O caso da cidade de Porto Alegre repercutiu no mundo todo como um modelo de representatividade e participação popular. As decisões tomadas refletiram questões demandadas pelos participantes que incluíam no roteiro das discussões questões desde as mais simples, como troca de lâmpadas dos postes públicos ou limpeza das bocas de lobo, mas também questões mais complexas, tais como acessibilidade aos portadores de necessidades especiais e também calçamento, limpeza urbana, entre outras. No entanto, com o passar do tempo, apesar de ter mantido suas características principais, as demandas passaram a ser determinadas pela prefeitura, que, com um conjunto de ações predeterminadas, discutiam as prioridades e implementavam seus investimentos: todos com a participação popular e total transparência nas escolhas das demandas. Se você fosse convidado a participar de uma dessas rodadas de discussões, quais seriam suas demandas e como orientar-se-ia essas demandas a partir dessa necessidade. Exemplifique a sua solicitação.

Soluções para a tarefa

Respondido por alicialimaanjos10
2

Resposta:O Orçamento Participativo tem por propósito atender às diferentes demandas relacionando as prioridades dos grupos ao orçamento disponibilizado. O tempo de execução varia de um a dois anos, dependendo da demanda, do projeto e da urgência. Para a apresentação de propostas é preciso que haja participação respeitando os ciclos de discussão que se iniciam em fevereiro de cada ano.

Como exemplo, temos o problema de alagamentos que são recorrentes em certos bairros de Porto Alegre. Os alagamentos em períodos chuvosos impedem o trânsito de pedestres em determinados trechos. É solicitado constantemente a prefeitura para que se limpe as bocas de lobo e que os córregos ali existentes também sejam limpos em períodos mais frequentes. Como existe lentidão dos governos, o Orçamento Participativo acabou sendo a alternativa encontrada. Hoje existe uma periodicidade menor na limpeza dessas bocas de lobo e dos córregos. Mas foi preciso insistir e participar para que tal demanda fosse atendida.

Explicação:

Perguntas interessantes