O meu lugar, Tem seus mitos e seres de luz, É bem perto de Oswaldo Cruz, Cascadura, Vaz Lobo, Irajá. O meu lugar, É sorriso, é paz e prazer, O seu nome é doce dizer, Madureira, ia, Iaiá. Madureira, ia, Iaiá Em cada esquina um pagode um bar, Em Madureira. Império e Portela também são de lá, Em Madureira. E no Mercadão você pode comprar Por uma pechincha você vai levar, Um dengo, um sonho pra quem quer sonhar, Em Madureira. CRUZ, A. Meu lugar.
A análise do trecho da canção indica um tipo de interação entre o indivíduo e o espaço. Essa interação explícita na canção expressa um processo de
a) autossegregação espacial. b) exclusão sociocultural. c) homogeneização cultural. d) expansão urbana. e) pertencimento ao espaço.
Soluções para a tarefa
Respondido por
358
Resposta: E. Pertencimento ao espaço
Explicação:
Respondido por
100
Letra E) pertencimento ao espaço
O pertencimento ao espaço é caracterizado por uma identificação do interlocutor com o local em que é retratado. Dessa forma, vemos claramente no texto a sensação de saudosismo de Arlindo Cruz, por Madureira, podendo ser exemplificado já na primeira sentença: "o meu lugar".
A alternativa A) e B) está incorreta, porque em nenhum momento é demonstrado um sentimento de autossegregação e exclusão sociocultural. Além disso, também não são retratados nesse trecho o processo de expansão urbana e de homogeneização cultural.
- Expansão urbana: novos perímetros urbanos, onde antes, eram áreas rurais.
- Homogeneização cultural: processo em que uma cultura dominante, invade e altera a cultura específica de um local.
Para fixar o conhecimento, veja também:
https://brainly.com.br/tarefa/9342378
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás