O método, tal como Descartes o expõe no Discurso, consiste em quatro regras:
Clareza e distinção. Só devo acolher como verdadeiro aquilo que se apresente ao meu espírito de forma tão clara e distinta que eu não tenha como duvidar.
Análise. Em presença de dificuldades no conhecimento, devo dividi-las [...] para chegar a partes claras e distintas e, assim solucionar o problema.
Ordem. Devo conduzir meus pensamentos por ordem, começando pelos mais simples e prosseguindo na direção dos mais complexos ou compostos. [...]
Enumeração. Proceder a revisões e enumerações completas, para ter a certeza de que todos os elementos foram considerados.
SILVA, Franklin Leopoldo. Descartes: a metafísica da modernidade. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2005, p. 30-31.
Ao formular um método que conduziria o intelecto ao conhecimento seguro, René Descartes tomou por influência os resultados obtidos em qual campo do saber?
(A)
Descartes toma por base a teologia, uma vez que apresenta o mais complexo dos objetos a partir de uma organização racional clara.
(B)
Descartes toma por base os resultados obtidos na física aristotélica, a qual apresentou um enfoque qualitativo e finalista em relação aos objetos.
(C)
Descartes toma por influência a doutrina platônica das formas, para quem o acesso ao mundo das ideias depende de um desapego do mundo enganoso dos sentidos e, consequente, entrega à razão e à dialética.
(D)
Descartes inspira-se na Matemática, graças às ferramentas que garantem ao seu objeto ordem e medida, além de não produzirem ambiguidade ou conhecimento obscuro.
(E)
Descartes orienta-se a partir dos argumentos empiristas, que afirmam que a experiência sensível fornece uma base segura para o conhecimento verdadeiro.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Letra D: Considerando o Método de Descartes com base na Clareza, Distinção, Análise e Ordem, é possível observar que o matemático e pensador francês tomou por influência os resultados obtidos no campo do saber conhecido popularmente como a Matemática, pois trata-se de uma ciência exata, que não se faz rodeada de subjetivismos.
Portanto, René Descartes inspira-se na Matemática, o que se deve ao fato de que essa ciência possui diversas ferramentas que garantem ao seu objeto ordem e medida, sendo que nela também não vemos a produção e surgimento de ambiguidades ou conhecimentos obscuros, isto é, cuja fonte não possa ser verificada. Isto nos mostra claramente seus princípios de clareza, distinção, análise e ordem.
Perguntas interessantes
ENEM,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás