O metano recuperado das águas profundas dos reservatórios de uma hidroelétrica poderia ser queimado em uma termelétrica, gerando energia limpa. Além disso, a queima do metano levaria a uma diminuição do efeito estufa pois a) apesar de liberar gás carbônico, esse gás contribui bem menos para o efeito estufa que o metano. b) essa reação de combustão não leva à formação de gases do efeito estufa, além de consumir o metano, um gás que contribui para o efeito estufa. c) o metano origina-se da decomposição anaeróbia de plantas e, por conseguinte, sua queima não necessita do O2. d) o metano é um material de combustão fácil e já está disponível gratuitamente nos reservatórios, bastando removê-lo da água.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Além disso, a queima do metano levaria a uma diminuição do efeito estufa pois a) apesar de liberar gás carbônico, esse gás contribui bem menos para o efeito estufa que o metano.
A combustão completa do metano é altamente exotérmica liberando uma grande quantidade de energia, como pode ser observado abaixo:
CH₄ + 2 O₂ → CO₂ + 2 H₂O + 208.400 calorias
Como pode ser observado, a combustao do metano tambem libera CO₂ ou gas carbonico. Mas o efeito de aprisionamento do calor na atmosfera ou efeito estufa do CO₂ e bem menor do que o do metano, ou CH₄.
Lembrando que o efeito estufa e o aprisionamento do calor vindo do sol por alguns gases da atmosfera. O efeito estufa ja acontece normalmente e o problema e o seu excesso, ou seja, quando ha uma quantidade muito grande de gases que aprisionam o calor.
Isso causa um aumento da temperatura media do planeta, o que vem causando por exemplo o derretimento das calotas polares.