História, perguntado por fernandaacat14, 4 meses atrás

O mercantilismo foi o modelo econômico que vigorou na Europa do fim do feudalismo até a ascensão de qual outro sistema socioeconômico?

Soluções para a tarefa

Respondido por rangelnataliavitoria
1

Resposta:

O mercantilismo foi uma prática econômica, vigente na Europa entre os séculos XV e XVIII, que ajudou na consolidação da burguesia como classe social dominante. Sua origem está na transição do feudalismo para o capitalismo, durante a crise da Idade Média e a formação dos Estados nacionais.

Os tipos de mercantilismo

mercantilismo comercial;

mercantilismo industrial; e

metalismo.

O que é mercantilismo

O mercantilismo foi um conjunto de práticas e ideias econômicas que esteve em vigência, na Europa, entre os séculos XV e XVIII, período de transição do feudalismo para o capitalismo. As expansões marítimas promoveram a colonização da América por parte de Portugal e Espanha, onde o mercantilismo foi aplicado. Essas práticas e ideias estavam baseadas:

na intervenção do Estado na economia;

no metalismo (busca por metais preciosos);

na balança comercial favorável;

no incentivo à manufatura;

no protecionismo econômico.

Tipos de mercantilismo

Mercantilismo comercial

As ideias mercantilistas incentivaram a expansão comercial, fortalecendo o capitalismo nascente. As nações europeias buscavam produtos que poderiam ser comercializados no mercado europeu e, dessa forma, acumular riquezas. Portugal e Espanha iniciaram a colonização na América em busca de metais preciosos ou de outros produtos valiosos para o mercado.

Os espanhóis encontraram ouro nos primeiros anos de colonização e obtiveram grandes lucros. Já Portugal, sem encontrar metal precioso no litoral brasileiro, primeiramente investiu no comércio do pau-brasil e, logo em seguida, na produção açucareira, que, de fato, começou a gerar lucro para os portugueses.

Mercanlismo industrial

Esse tipo de mercantilismo se baseava na produção manufatureira. A França adotou esse tipo por meio do ministro Colbert. Ele incentivou a produção de artigos de luxo, que seriam comercializados no mercado externo. Em busca de matéria-prima para essa produção, os franceses decidiram invadir a América portuguesa, mas foram expulsos.

Explicação:

espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes