O maior projeto da ciência brasileira vai virar realidade. O acelerador de partículas Sirius, em construção em Campinas, tem como objetivo aproveitar a radiação eletromagnética proveniente da aceleração de elétrons como insumo para o desenvolvimento de pesquisa científica. Ele funciona da seguinte forma: os elétrons são acelerados a velocidades próximas a da luz e produzem uma luz chamada sincrotron, que poderá ser utilizada, entre outras funções, para estudar a estrutura atômica de materiais. O projeto, que tem custo estimado em R$ 1,3 bilhão, deverá ficar pronto em 2018 (Estadão,19/12/2014)
De forma análoga à radiação eletromagnética produzida pelo Sirius para estudar a estrutura atômica de materiais, a radiação solar chega ao planeta Terra de forma natural e é aproveitada para a geração de energia.
Sobre os tipos de energia, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
O maior problema relacionado ao aproveitamento da energia nuclear é que ainda não se sabe ao certo se a energia produzida poderia ser aproveitada para a geração de eletricidade.
b.
Uma das formas de aproveitamento energético da biomassa é por meio do processo de combustão, que libera a energia química armazenada nas ligações entre os átomos.
c.
O aproveitamento das ondas eletromagnéticas emitidas pelo Sol ainda encontra barreiras pois ela precisa de um meio para se propagar.
d.
O aproveitamento energético das águas em hidrelétricas só é possível pois a água represada possui energia cinética ao invés da energia potencial e isso resulta em um trabalho mecânico que gira as turbinas.
e.
A energia eletromagnética pode ser utilizada para movimentar turbinas por meio de trabalho mecânico, mas não para o aquecimento de água e tampouco para produzir eletricidade em sistemas fotovoltaicos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
Resposta correta letra. B.
Respondido por
6
Resposta:
A resposta correta é: Uma das formas de aproveitamento energético da biomassa é por meio do processo de combustão, que libera a energia química armazenada nas ligações entre os átomos.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
Perguntas interessantes