O lobo e o cordeiro Vendo um lobo que certo cordeirinho matava a sede num regato, imaginou um pretexto qualquer para devorá-lo. E embora se achasse mais acima, acusou-o de sujar-lhe a água que bebia. O cordeiro explicou-lhe que bebia apenas com a ponta dos beiços e, além disso, que, estando mais abaixo, nunca poderia turvar-lhe o líquido. O lobo, exposto ao ridículo, insistiu: — No ano passado, ofendeste meu pai. — No ano passado, eu não tinha nascido, replicou o cordeiro. O lobo, então: — Defendeste-te muito bem, disse. Mas nem por isso deixarei de comer-te! De que vale a defesa perante quem quer fazer o mal? (ESOPO. 0 lobo e o cordeiro. In: ENCICLOPÉDIA Universal da Fábula. Tradução de A. Delia Nina. São Paulo: Editora das Américas, 1956. v. III. Apud BARROS, Diana Pessoa de; FIORIN, José Luiz (Org.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade em torno de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Edusp, 1994. p. 54. (Ensaios de cultura)1. Uma característica da fábula de Esopo é a moral: frase final, destacada do texto, sintetizando seu tema. Nesse caso, ela mostra um conflito entre quem quer fazer o mal e quem quer se defender dele. Identifique esses dois polos e caracterize o conflito.2. Nas fábulas, os animais simbolizam tipos humanos. O que simbolizam o lobo e o cordeiro no texto de Esopo?3. Analise o diálogo entre o lobo e o cordeiro:a) Como são os argumentos do lobo?b) E os do cordeiro?c) De que lado fica o fabulista? Que expressão do texto mostra isso?
Soluções para a tarefa
1- O lobo quer fazer o mal- comer o carneirinho. O carneirinho quer se defender.
2- O lobo são as pessoas que arquitetam qualquer coisa para fazer o mal a outra pessoa. O carneirinho são aqueles seres humanos bondosos que observando o mal dos outros procura se defender.
3-a) O lobo diz que o carneirinho sujou sua água e ofendeu seu pai.
b) O carneirinho diz que não poderia lhe sujar a água uma vez que esta abaixo dele e usa somente os lábios para beber e que a um ano antes ele ainda não havia nascido.
c)O fabulista está do lado do carneirinho, pois, ele diz:" De que vale a defesa perante quem quer fazer o mal" caracterizando os astutos objetivos do lobo como maus.
01. Os dois polos deste conflito estão representados pelo lobo (aquele que deseja brigar e criar um certo conflito) e o cordeiro (representando aquele que deseja ficar de maneira pacífica, não gerando conflito).
As fábulas contém personagens diferenciados, como seres inanimados e animais que se comportam como humanos.
As histórias que acontecem dentro de uma fábula podem ser aventuras reais ou não.
02. O lobo simboliza uma pessoa que não desiste até o momento em que ela finalmente consegue arranjar um conflito ou um tipo de briga.
O cordeiro representa as pessoas que não possuem este intuito conflitante.
No entanto, o lobo representa uma figura de mais força e vitalidade, enquanto o cordeiro simboliza a inteligência e a esperteza.
03. A) Os argumentos do lobo são os seguintes: a correnteza da água do rio em que ele e o cordeiro bebiam água era no sentido contrário à realidade, sendo assim, o cordeiro estava poluindo a água que ele estava bebendo.
Além disto, ele afirmou que o cordeiro insultou o seu pai (mentira).
B) Os argumentos do cordeiro eram mais plausíveis. A correnteza do rio estava no sentido contrário ao do lobo e ele não era nascido quando o lobo afirmou que ele insultou o seu pai há cerca de um ano.
C) O fabulista fica, de certa maneira, do lado do cordeiro. Ele indica as ações dos personagens, mas cita: "De que vale a defesa perante quem quer fazer o mal".
mais em: brainly.com.br/tarefa/38007613