Biologia, perguntado por lucinana4307, 11 meses atrás

O listrado multicor que se desenha na areia quando o nível da água baixa nas lagoas do Pantanal da Nhecolândia, conhecidas como salinas, em Mato Grosso do Sul, por muito tempo foi um mistério para observadores. A explicação está numa ciano- bactéria que sobrevive nas condições dessas águas de pH entre 9 e 11. Na época seca essas bactérias se reproduzem em profusão e pintam as lagoas com substâncias de sua própria decomposição. (Pesquisa FAPESP, fevereiro de 2012. Adaptado.) Águas que apresentam pH entre 9 e 11 são (A) ácidas, com [H+] que varia de 10-5 a 10-3 mol/L. (B) ácidas, com [H+] que varia de 10-2 a 10- 4 mol/L. (C) alcalinas, com [OH-] que varia de 10-2 a 10- 4 mol/L. (D) alcalinas, com [OH-] que varia de 10-5 a 10-3 mol/L. (E) neutras, com [H+] que se iguala a [OH-], de 10-7 mol/L.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por mfreitasap1b86i
13
Olá,

Primeiramente, é importante definir o que é alcalino, ácido e neutro. Um líquido ácido apresenta pH abaixo de 7, um líquido alcalino apresenta pH acima de 7 e um líquido neutro apresenta pH de exatamente 7.

Considerando esta primeira afirmação, já sabe-se que a alternativa correta estará entre C e D.

Para relacionar a concentração do íon OH- e o pH, é necessário saber que o expoente do 10 está diretamente relacionado ao seu pOH. Levando-se em conta que deve-se estabelecer um equilíbrio iônico neste líquido e que as concentrações de H+ e de OH- devem totalizar 14 e que as concentrações de OH- são dadas pelo expoente do 10, facilmente chegamos à alternativa D como a correta para esta questão.
Perguntas interessantes