O jornalismo tem uma função mediadora entre os fatos e a sociedade, devendo priorizar assuntos de interesse público. Sendo assim, a imprensa adquire um importante papel na formação da opinião pública. Esse ponto leva à reflexão sobre a responsabilidade que os profissionais da comunicação precisam assumir.
Agora, imagine-se como profissional jornalista diante dessa pauta e responda as perguntas a seguir:
- Você entende que o tema mereceria destaque? Por quê?
- Qual a melhor maneira de abordá-lo sem ferir os princípios éticos e de responsabilidade social da profissão?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Essa é uma pauta que merece destaque, uma vez que silenciar um fato tão importante seria deixar de informar ao público a respeito de uma temática de extrema relevância social. Não veicular informações sobre o caso poderia ser considerado omissão da imprensa, que deixaria prevalecer interesses econômicos ou políticos em detrimento do interesse público, e isso é uma maneira de manipular a opinião pública, o que é absolutamente contrário aos princípios de responsabilidade social da profissão.
A lei prevê que é preciso resguardar a vida privada e a intimidade das pessoas, porém, nesse caso, como se trata de uma figura pública, um político eleito pela população brasileira que está sendo investigado por desviar dinheiro público, não diz respeito à vida privada, mas, sim, a algo maior, que integra sua responsabilidade como representante político. A melhor maneira de abordar o assunto é tendo o cuidado para explorar as informações, porém sem acusar o investigado, já que acusar não é o papel do jornalista. Assim, a pauta deve ser exposta mostrando os dados públicos a respeito do ocorrido e apresentando depoimentos dos envolvidos para que a abordagem seja adequada e a publicação tenha credibilidade.
Explicação: