Após a abertura dos trabalhos da Assembleia dos Estados Gerais, no palácio de Versalhes, em 5 de maio de 1789, os deputados do terceiro estado começaram a se movimentar para modificar seu funcionamento. Nos Estados Gerais, a votação era feita por estado e não de forma individual. Assim, o 3° estado sempre era derrotado, pois o 1° e o 2° votavam juntos. A burguesia pretendia que a votação fosse feita por indivíduo, o que tornaria possível uma aprovação de suas propostas.
1. Qual foi o resultado alcançado pelo 3° estado na Assembleia dos Estados Gerais? *
1 ponto
a) Em junho de 1789, os representantes do Terceiro Estado proclamaram-se como Assembleia Nacional e juraram permanecer reunidos até conseguirem dar à França uma constituição mais justa a todos. Foi essa proclamação que impulsionou o espírito revolucionário da chamada Tomada da Bastilha.
b) Em setembro de 1789 os representantes do Terceiro Estado sentindo-se derrotados, por não terem sido aceitas suas exigências de representatividade, pediram a retirada de sua classe da Assembleia Geral dos Estados na França.
c) Os representantes do Terceiro Estado proclamaram-se como um estado independente. Criaram uma república autônoma dentro dos arredores de Paris e concentraram seus desejos na proclamação de sua primeira constituição.
d) Os representantes do Terceiro Estado aceitaram a decisão dos Primeiro e Segundo estado e mantiveram seu poder de voto unitário. Nessa reunião dos Estados Gerais foram aprovadas medidas que mantiveram os Primeiro e Segundo estados sob privilégios.
Frente às injustiças e falta de representatividade nos Estados Gerais, o Terceiro Estado juraram permanecer unidos até conseguirem dar a França uma Constituição. Essa luta espalhou-se por toda França, inclusive as notícias que o rei Luís XVI mandaria reprimir a Assembleia Nacional Constituinte organizada por eles. No dia 14 de julho de 1789, em Paris,uma multidão avançou sobre a fortaleza da Bastilha, como meio de protesto.
2. Indique quais os pressupostos inseridos na conhecida Tomada da Bastilha: *
1 ponto
a)O clero convoca suas mais altas instâncias e através de um documento exige a instauração de uma reforma protestante na França. Utilizando dos ideais calvinistas, os religiosos revoltosos transformaram esse evento em um marco histórico.
b)Aos gritos, os revolucionários repetiam o lema iluminista “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” ao invadir a Bastilha, uma prisão (desativada) que simbolizava os abusos do absolutismo monárquico na França.
c)Aos gritos os revoltosos exigiam “pão, terras e liberdade”. Guiando-se pelos ideais comunistas, os participantes da Aliança Popular pretendiam lutar contra as forças do integralismo, e formar um governo popular-nacional-revolucionário.
d)Com a Tomada da Bastilha os revoltosos desejavam retirar o czar do poder. Acabar com os privilégios da aristocracia e construir um governo com a participação dos trabalhadores rurais e das indústrias. A Tomada da Bastilha simbolizou a instalação do socialismo na França.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. A
2. B
Explicação:
1. a) Em junho de 1789, os representantes do Terceiro Estado proclamaram-se como Assembleia Nacional e juraram permanecer reunidos até conseguirem dar à França uma constituição mais justa a todos. Foi essa proclamação que impulsionou o espírito revolucionário da chamada Tomada da Bastilha.
2. b) Aos gritos, os revolucionários repetiam o lema iluminista “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” ao invadir a Bastilha, uma prisão (desativada) que simbolizava os abusos do absolutismo monárquico na França.
1)O resultado da Assembleia Geral dos Estados para os membros do Terceiro Estado, foi a decisão de abandonar a reunião convocada pelo rei, já que apesar de possuir a maioria esmagadora de membros entre os três estados, a votação continuaria acontecendo da mesma maneira, onde cada estado tinha direito a apenas 1 voto.
Portanto a letra a está correta.
Desta maneira, as reformas necessárias para colocar fim aos privilégios do 1º e 2º Estados, nunca seriam votadas, pois ambos os estados não desejavam abrir mão de seus privilégios perante ao 3º Estado, sendo sustentado pelos impostos pagos pela maior parte da população. O rei e apoiado pela aristocracia francesa e o clero, tornaram as reformas necessárias impossíveis.
Após o abandono da reunião, os membros do Terceiro Estadose reuniram de maneira independente aos outros estados para a proclamação da Assembleia Nacional.
2) A Tomada da Bastilha, pelos membros do Terceiro Estado é o marco simbólico para o início da Revolução Francesa. Tratava-se de uma prisão, símbolo máximo do absolutismo monárquico.
Portanto a letra b está correta.
A Bastilha era um dos símbolos do absolutismo francês e sua queda é um símbolo da revolução, pois era um local em que o rei prendia sem julgamento quem o contrariava. Tomar a Bastilha, representava a derrubada do autoritarismo do rei e também da liberdade política e de expressão.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
brainly.com.br/tarefa/40966241