O Grafite
Conhecido com suas cores vibrantes e tema de questionamento social, o grafite é um dos principais expoentes da chamada "arte de rua". Por ser feito em muros públicos, já foi confundido com vandalismo. Atualmente, o grafite vem sendo respeitado como arte no Brasil e com artistas reconhecidos no exterior. Ele pode ser analisado como documento histórico, e sua interpretação ajuda a compreender um pouco melhor a história recente do Brasil.
A) Considerando que o grafite foi produzido durante os protestos que se espalharam pelo Brasil em 2013-2014, qual seria a mensagem principal transmitida nessa obra?
B) Por que Paulo Ito teria escolhido grafitar uma criança negra na cena?
Soluções para a tarefa
A) Considerando que o grafite foi produzido durante os protestos que se espalharam pelo Brasil em 2013-2014, qual seria a mensagem principal transmitida nessa obra?
O garoto com o prato sem comida, mas ali tinha uma bola, que era uma crítica à FIFA, na época da Copa do Mundo no Brasil, mostrando a importância que se dá a algumas coisas em detrimento de outras, pela situação no país, sem dúvida, muito problemática, com a intenção é expor a situação que vivemos. Naquela época teve muitos protestos, inclusive em 2013, a "Manifestação dos 20 centavos"
B) Por que Paulo Ito teria escolhido grafitar uma criança negra na cena?
É uma critica à discriminação da sociedade, que por muitas vezes, os excluem de atividades, no qual por seus direitos devem lutar também, e devem se sentir representados, não excluídos, na qual o grafite é uma forma de protesto.
A) A mensagem principal transmitida pelo grafite é a crítica aos gastos com a Copa do Mundo de Futebol, ocorrida no Brasil em 2014, que podiam ser utilizados em outras áreas para benefício da população.
B) Para mostrar a desigualdade social que existe no país e que também se reflete na vida de milhares de crianças negras que vivem na pobreza e sofrem racismo.
Para responder essas perguntas, você precisa de informações extras sobre a obra (é importante saber a opinião de Paulo Ito), mas também é possível chegar a algumas conclusões analisando a imagem.
Segundo Panofsky, há três fases de análise:
- Descrever (pré-iconográfico). Diga tudo o que existe na imagem do grafite e como ele faz você se sentir:
- Um menino negro, sem camisa;
- Ele está sentando à mesa, segurando um garfo e uma faca e chorando;
- a frente dele há um prato, com uma bola de futebol dentro;
- As cores são: marrom, branco, preto, rosa, laranja, azul, cinza, verde.
A pintura nos faz sentir tristes e incomodados, pois fica claro que a criança está chorando de fome.
- Entender o tema (iconográfico): a criança está chorando de fome, e o futebol não pode ajudar, porque uma bola não resolve esse problema.
- Interpretar (iconológico). O futebol é o esporte mais jogado no Brasil. Muitas crianças brincam de jogar bola, incluindo as mais pobres, porque tudo que é necessário é a uma bola. Tivemos a Copa do Mundo em 2014 no país, um evento produzido pela FIFA (uma empresa privada) e os gastos de dinheiro público foram muito grandes. Enquanto isso, milhares de pessoas passam fome.
Para ver mais análises de imagens, acesse: brainly.com.br/tarefa/24057107