O glicogênio é a reserva de glicose das células animais, sendo que os hepatócitos e as fibras musculares esqueléticas possuem as maiores concentrações intracelulares de glicogênio. Quando ocorre a glicogenólise, são liberadas unidades de glicose-6-fosfato, que não possuem afinidade por GLUT e, portanto, não saem das células. A enzima glicose 6-fosfatase é responsável em catalisar a clivagem do fosfato da glicose-6-fosfato, o que resulta na formação da glicose livre, que interage com GLUT e consegue sair da célula.
Com relação às informações do texto, analise o excerto a seguir, completando as lacunas.
Nas células ____________, o glicogênio fornece as moléculas de glicose para a via glicolítica para a produção de energia, visto que essas células consomem muita energia. As células ____________ são as únicas que possuem a enzima ____________ que permite a liberação de glicose para a corrente sanguínea. Em casos de doenças ____________, a capacidade desse tecido em liberar glicose durante o jejum e período entre refeições fica prejudicada, o que resulta em ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
1- musculares
2- hepáticas /
3- glicose-6-fosfatase /
4- hepáticas /
5- hipoglicemia.
Explicação:
Nas células musculares o glicogênio fornece as moléculas de glicose para a via glicolítica para a produção de energia, visto que essas células consomem muita energia. As células hepáticas são as únicas que possuem a enzima glicose-6-fosfatase a liberação de glicose para a corrente sanguínea. Em casos de doenças hepáticas a capacidade desse tecido em liberar glicose durante o jejum e período entre refeições fica prejudicada, o que resulta em hipoglicemia
Respondido por
6
Resposta:
1- musculares
2- hepáticas /
3- glicose-6-fosfatase /
4- hepáticas /
5- hipoglicemia.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
Perguntas interessantes