O gás carbônico (CO2) é um gás importante para a vida na Terra. Embora a liberação excessiva do mesmo, pode provocar desequilíbrio no efeito estufa e colaborar para o aquecimento global. Com base na leitura do texto de apoio, explique esta afirmação.
Soluções para a tarefa
Olá!
Atualmente tem se falado muito nos meios de comunicação sobre o efeito estufa.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o efeito estufa é um fenômeno natural, ou seja, existe na natureza, é independente da ação do homem e das atividades que o homem realiza em interação com o meio ambiente.
- Como funciona o efeito estufa?
O efeito estufa acontece porque alguns gases, como o gás carbônico, funcionam como um vidro de uma estufa, que deixa passar a luz solar para seu interior, mas aprisiona o calor gerado dentro da estufa.
- Gases responsáveis pelo efeito estufa.
Os gases da atmosfera responsáveis pelo efeito estufa têm como agente principal o vapor de água. O gás carbônico é o segundo maior em importância para o efeito estufa. Além desses, existem o metano (CH₄), ozônio (O₃) e o óxido nitroso (N₂O). Os compostos clorofluorcabono ou clorofluorcarbonetos (CFCs), que são compostos sintéticos, também absorvem radiação infravermelha.
- CO₂, o grande vilão da intensificação do efeito estufa.
O gás carbônico, apesar de ser o segundo em quantidade na atmosfera, é o grande vilão da intensificação do efeito estufa, porque sua concentração está aumentando a cada ano. A queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e as queimadas são as principais fontes responsáveis pelo aumento do gás carbônico. Dentre as consequências do aumento de sua concentração é possível citar o aquecimento global e as alterações no equilíbrio ácido-base nos oceanos.
- O gás carbônico (CO2) é um gás importante para a vida na Terra.
O carbono existente na atmosfera como CO₂ entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos, a partir da fotossíntese, de acordo com a reação:
CO₂ + H₂O + energia ⇒ carbono fixado (CH₂O) + O₂
Parte do carbono retirado do ar passa a constituir a biomassa dos seres, que poderá ser transferida para um carnívoro, passando de um nível trófico para outro.
O carbono participa também de um equilíbrio que ocorre entre a atmosfera e a hidrosfera pelo processo de difusão.
Conclusão: metade de todo gás carbônico presente na atmosfera é absorvido pelas plantas e oceanos, enquanto a outra metade permanece na atmosfera. Esse carbono que permanece na atmosfera é que se torna um poluente.
Aprenda mais em:
1. Ciclos biogeoquímicos:
https://brainly.com.br/tarefa/26243372
2. Efeito estufa natural e intensificado:
https://brainly.com.br/tarefa/11440226