Ed. Física, perguntado por EduFisicaFarmacia, 1 ano atrás

O futebol é uma “caixinha de surpresas”. O alto grau de imprevisibilidade presente no jogo é consequência de um “contexto de relações abertas” em que as ações dos jogadores dependem das suas características, das dos seus companheiros de equipe e também da dos adversários, considerando aspectos técnicos, táticos, físicos e psicológicos. RAMOS, V.; SAAD, M. A.; MILISTETD, M. (Orgs.). Jogos desportivos coletivos: investigação e prática pedagógica. Florianópolis: UDESC, 2013. Vol 3. ​GARGANTA, J. Para uma teoria dos Jogos Desportivos Coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, 1998. Considerando o texto apresentado acima, assinale a alternativa que corresponde aos traços “apelo à cooperação e “apelo à inteligência” descritos por Garganta (1998), respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:
Os praticantes devem se comunicar a partir de sistemas de referência distintos de natureza motora. / Devem responder adequadamente as situações enfrentadas durante o jogo.

Alternativa 2:
Os praticantes devem ser capazes de se adaptar a situações distintas e imprevisíveis que compõe o jogo. / Devem buscar obter êxito nos confrontos por meio de um espírito de colaboração.

Alternativa 3:
Os praticantes podem exibir suas qualidades individuais mas devem utilizá-las em prol dos interesses coletivos. / Devem ser capazes de elaborar as mesmas respostas para situações distintas.

Alternativa 4:
Os praticantes podem exibir suas qualidades individuais mas devem utilizá-las em prol dos interesses coletivos. / Devem ser capazes de se adaptar a situações distintas e imprevisíveis que compõem o jogo.

Alternativa 5:
Os praticantes devem ser capazes de responder adequadamente as situações enfrentadas durante o jogo. / Devem aderir ao espírito de entreajuda, seguindo um projeto coletivo constituído pelos interesses da equipe.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
13

Olá!

Como descrito no texto, o futebo, apresenta um grau de imprevisibilidade muito alta, sujeito a diversas variáveis, havendo a necessidade de que os jogadores apresentam habilidades tanto de "cooperação", quanto de "inteligência".

Dessa forma, no que tange o "apelo à cooperação", observa-se o reforço do espírito coletivo, essencial para que haja a integração e o funcionamento correto do time.

Já o "apelo à inteligência" se deve à adaptabilidade frente as mudanças táticas dentro do jogo.

Resposta, Alternativa 4: Os praticantes podem exibir suas qualidades individuais mas devem utilizá-las em prol dos interesses coletivos. / Devem ser capazes de se adaptar a situações distintas e imprevisíveis que compõem o jogo.

Respondido por ChristianeJ
9

Alternativa 4. Pagina 56 do livro didático.

Perguntas interessantes