o funcionamento de uma estação meteorológica
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
NOVAS TECNOLOGIAS
Como funciona e quais as vantagens da estação meteorológica?
Por mundoclima • maio 17, 2017 • Sem comentários
mundo clima
Algumas áreas de negócios dependem de uma boa condição climática para obterem sucesso. Como exemplo podemos citar o ramo do agronegócio, construção civil e aviação. Quando acontece uma mudança brusca de tempo, por exemplo, a vida das pessoas envolvidas na execução do trabalho dessas áreas pode ser colocada em risco ou mesmo a perda de uma lavoura inteira.
As estações meteorológicas são equipamentos que realizam o registro dos fenômenos climáticos. Essas estações coletam e analisam os dados e, desse modo, o clima local ou da região é definido.
Entre as informações geradas com os registros das estações meteorológicas estão a velocidade média de vento, temperaturas médias e máximas diárias, direção do vento, umidade relativa do ar e volume de chuva.
Vale destacar que a finalidade de uma estação meteorológica não é fazer uma previsão do tempo (apesar de algumas fazerem), e sim possibilitar um monitoramento das variáveis climáticas.
Você ficou curioso para saber como funciona a estação meteorológica? Continue lendo o nosso post e tire todas as suas dúvidas!
Como funciona uma estação meteorológica?
A finalidade principal de uma estação meteorológica é realizar a coleta e a medição de dados climáticos. Com a utilização de instrumentos adequados é possível realizar uma análise que resultará em um monitoramento de variáveis climáticas. Alguns desses instrumentos são:
Termômetro – temperatura do ar;
Barômetro – pressão atmosférica;
Higrômetro – umidade relativa do ar;
Anemômetro – velocidade e direção do vento;
Heliômetro – duração da ação do sol;
Piranômetro – radiação solar
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás