O fato de tal desenvolvimento haver se verificado no Ocidente, deve-se aos traços característicos de cultura, peculiares a esta parte da Terra. Só o Ocidente conhece o Estado, no sentido moderno da palavra, com administração orgânica e relativamente estável, funcionários especializados e direitos políticos. Os indícios destas instituições na Antiguidade e no Oriente, não alcançaram pleno desenvolvimento. Só o Ocidente reconhece um direito racional, criado pelos juristas, interpretado e empregado racionalmente. Só no Ocidente se encontra um conceito de cidadão (civis romanus, citoyen, bourgeois), porque, só no Ocidente, se deu uma cidade no sentido específico da palavra. Além disso, só o Ocidente possui uma ciência no sentido atual. Teologia, filosofia, meditação sobre os problemas da vida foram conhecidas pelos chineses e indianos, aliás, com uma profundidade como nunca foi sentida pelo povo europeu.
O texto de Max Weber extraído da obra História Geral da Economia, refere-se a qual elemento que para o autor é característico da sociedade moderna?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
uuuuiksyfguuuuuuujuuuuuuuuuu
Respondido por
1
Resposta:
Uma ciência racional e uma técnica racional foram coisas desconhecidas para aquelas culturas. Finalmente, a Cultura Ocidental se distingue de todas as demais, isto pelo fato da existência de pessoas possuidoras de uma ética racional da existência. Em todos os lugares encontramos a magia e a religião: entretanto, só é peculiar do Ocidente o fundamento religioso do regime de vida, cujo resultado tinha de ser o racionalismo específico. (WEBER, 1980, p. 146, grifos do original)
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás