O estudante ama o mundo e, por isso, cabe ao professor ser capaz de orientar esse amor a objetos de prazer para o estudante. Explique a relação professor-aluno na abordagem psicanalítica de Sigmund Freud
Soluções para a tarefa
Para Freud, a criança sofre uma pressão social desde a tenra idade. Para ele é a partir da educação (escola/professores) que a criança se conforma com uma realidade, que é a de dissimular sua investigação e seu conhecimento de tudo o que possa se relacionar à sexualidade.
Segundo ele “A criança, ao chegar à escola, traz consigo uma experiência relacional vivida com a família, com um inconsciente com todas as suas frustrações e recalcamentos de seu drama interior, com seus desejos, sua história, se exprimindo pela sua simbolização”.
Para alguns estudiosos influenciados por Freud, a escola precisa compreender em profundidade o aluno, entender suas frustrações e seus dramas. Para isso é preciso que a escola não mantenha os alunos numa relação de submissão passiva. A relação professor- aluno depende da maturidade afetiva do professor.
Espero ter ajudado!