História, perguntado por moanymachado2689, 1 ano atrás

O Estado Novo foi implantado pelo governo Vargas em 1937, sendo esse período marcado por um forte controle estatal nos diferentes setores da vida pública e privada brasileira. Produza um texto abordando a presença do Estado Novo na economia, na política, no mercado de trabalho e na atuação dos sindicatos.

Soluções para a tarefa

Respondido por negrusmagister
322

Ficou o dia 10 de novembro de 1937, com o pretexto de comba­ter-se  a “ameaça” comunista, para que o presidente Vargas aplicasse um golpe político com o apoio dos militares, das elites financeiras e de vários políticos influentes, dan­do início a um governo autoritário que ficou conhecido como Estado Novo.

Em seguida ao golpe, Getúlio Vargas fechou o Senado e a Câ­mara dos Deputados, suspendeu os direitos constitucionais, extinguiu os partidos políticos e outorgou uma nova Constitui­ção em 1937, apelidada de “Polaca”.

Essa nova carta magna reforçava o poder do presidente, aumentando a influência do governo fede­ral e reduzindo a autonomia dos governos estaduais.

A partir da Constituição de 1937, a intervenção do governo no setor agrícola, incentivou o cultivo de produtos diversificados, criando institutos que orientavam e financiavam produtores de açúcar, mate e algo­dão.

No setor industrial, o governo passou a controlar a produção de minérios e de fontes de energia. Durante o Estado Novo, foram criados o Conselho Nacional de Petróleo, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a mineradora Vale do Rio Doce.

O Estado Novo aumentou a repressão po­lítica e a censura, aliadas ao uso em massa da propaganda e dos meios de comuni­cação.

Perseguia-se a quem se opunha ao governo. Por isso, políticos liberais ou comunistas, bem como partidos ou associações estavam sob constante vigilância da Polícia Políti­ca, chefiada por Filinto Müller. Muitos opositores do regime foram presos, torturados, exilados ou assassinados.

O controle do Estado Novo sobre a sociedade aumentou de forma, inclusive a esvaziar o poder das associações de funcionários e a criação de sindicatos, inclusive porque, com a CLT, o presidente Vargas tinha a admiração dos trabalhadores, sem perceberem que algumas garantias foram-lhes negadas, como as possibilidades de formar sindicatos autônomos em relação ao Esta­do e a de organizar greves.
Respondido por josinaldonaldinho
81

As diferenças entre o antes e o depois do novo regime, ressaltando as virtudes do novo governo.

Perguntas interessantes