História, perguntado por biancadesantana7259, 1 ano atrás

Leia o texto a seguir sobre o conceito de “indústria cultural".

Indústria cultural é a produção e disseminação de produtos culturais para o consumo em massa, ou seja, o consumo de um grande número de pessoas em diferentes lugares, independentemente das particularidades culturais. Tal produção é realizada em geral pelos meios de comunicação e está interligada à atividade industrial propriamente dita. Jornais, revistas periódicas, programas de TV, livros, revistas em quadrinhos, músicas, filmes são exemplos de produtos culturais que passaram a fazer parte da sociedade de consumo, surgida nas primeiras décadas do século |XXj. Nesse momento, os Estados Unidos apareceram como principal produtor e divulgador do que ficou conhecido como "cultura de massa”. [...] De início essa cultura era constituída por produtos feitos especificamente pelos meios de comunicação para o grande público, como o romance de folhetim, o teatro de revista, a opereta, o cartaz. A indústria cultural surgiu com a industrialização, com os primeiros jornais de grande tiragem, e logo gerou a cultura de massa, que se instalou apenas quando já existia a sociedade de consumo.
Foi na segunda metade do século XIX, com o avanço do capitalismo liberal, que se consolidaram as duas condições fundamentais para a existência da indústria cultural: a economia de mercado e a sociedade de consumo. Os bens culturais, que antes tinham apenas valor de uso, passaram a ser produzidos para uma sociedade de mercado, adquirindo um novo caráter, o valor de troca, como qualquer outro objeto. Essa nova concepção de cultura como coisa a ser trocada no mercado denomina-se “reificação” (coisificação). Mas foi só no século XX que se consolidou a cultura de massa, a produção de bens culturais para o consumo de um grande público.
(SILVA. K alina Vandertei; SILVA. M aciel H enrique. D ic io n á rio de c o n c e ito s h is tó ric o s . 2. ed. S ão Paulo: C o n te xto . 2 0 0 6 . p. 225 -6).

a) Explique o significado do conceito de indústria cultural, apontando a sua relação com o conceito de cultura de massa.
b) Qual a relação entre industrialização e indústria cultural?
c) De que forma as condições criadas pelo sistema capitalista liberal permitiram o surgimento da indústria cultural?

Soluções para a tarefa

Respondido por negrusmagister
163
a) Chama-se de "Indústria cultural" a produção e dissemi­nação de produtos culturais para o consumo em massa, ou seja, o consumo de um grande número de pessoas em diferentes lugares, in­dependentemente das particularidades cultu­rais.

Essa produção é realizada em geral pelos meios de comunicação e está interligada à ati­vidade industrial propriamente dita.

Os Jornais, as revistas periódicas, os programas de TV, os livros, as revistas em quadrinhos, as músicas e, até, os filmes são exemplos de produtos culturais que passaram a fazer parte da sociedade de consumo, surgi­da nas primeiras décadas do século XX.

A partir dessa produção, os Estados Unidos apareceram como principal produtor e divulgador do que ficou conhecido como "cultura de massa”, ou seja a produção de bens culturais para o consumo de um grande público.

A cultura de massa alimenta é o interesse da indústria cultural.

b) O processo de industrialização no ocidente cresceu a partir da segunda metade do século XX, liderado pelo capitalismo liberal, que consoli­dou as duas condições fundamentais para a existência da indústria cultural: a economia de mercado e a sociedade de consumo, valorizando os bens culturais produzidos para o consumo do grande público.

c)  A partir do estabelecimento do sistema capitalista, os bens cul­turais, que antes tinham apenas valor de uso, passaram a ser produzidos para uma sociedade de mercado, adquirindo va­lor de troca, como qualquer outro objeto.
Respondido por Thiagopp1
2

Resposta:

Explicação:

Vcs sabem essa?

Por que as primeiras indústrias surgiram em São Paulo?

Perguntas interessantes