ENEM, perguntado por rafaraul7766, 11 meses atrás

o estado é o criador e destinatário das normas referentes aos direitos fundamentais. cabe a ele garantir tais direitos, por meio de sua conduta. esse é o pacto que ele realizou com a sociedade. a partir dessa premissa, decorre o dever de tutela do estado em relação aos direitos fundamentais. no que se refere ao dever de tutela, assinale a alternativa correta:


erreinessaaula: Onde estão as alternativas?
giovanna012NEV: nao tem
erreinessaaula: Eu percebi
giovanna012NEV: que bom
erreinessaaula: Bom por quê?
giovanna012NEV: bom!!! porque voce percebeu que nao tinha alternativas
giovanna012NEV: obrigado
erreinessaaula: ???????????????

Soluções para a tarefa

Respondido por samaradireito20
23

Resposta:

No que se refere ao dever de tutela, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a. O Estado não deve antecipar-se à conduta violadora, por isso deve abster-se de legislar sobre situações ainda não concretizadas.

b. A fim de proteger os direitos fundamentais o Estado jamais deve abster-se em sua conduta, espera-se que este atue positivamente na proteção de tais direitos, especialmente quanto aos individuais.

c. O dever de tutela do Estado compreende apenas o dever de proteger os direitos fundamentais e não o de observar, ou abster-se de cometer conduta lesiva a tais direitos.

d. O Estado deve buscar, a qualquer custo, o cumprimento de um direito, não cabendo a ele ponderar sobre eventuais excessos, pois possui legitimidade para tanto.

e. O princípio da proporcionalidade implica em estabelecer, segundo a racionalidade jurídica, critérios objetivos para a efetividade do dever de tutela do Estado.

Explicação:

Letra "e" é a correta: e) O princípio da proporcionalidade implica em estabelecer, segundo a racionalidade jurídica, critérios objetivos para a efetividade do dever de tutela do Estado.

Respondido por rafaelhepp87
0

Resposta:

Quando a parte discorda da atuação do Estado em relação à proteção de determinado direito, ela poderá contestar a constitucionalidade desta conduta, ou seja, sua compatibilidade ou não com as normas constitucionais.

Explicação: corrigido pelo AVA

Perguntas interessantes