ENEM, perguntado por ianemuraro7470, 11 meses atrás

O diretor do Distrito de Saúde "Salveiros", após avaliar o Sistema Único de Saúde, concluiu que este não está atendendosatisfatoriamente o princípio básico da integralidade e solicitou que os enfermeiros gerentes das unidades de saúde daregião apresentassem propostas para reversão dessa situação. Foram apresentadas as seguintes propostas: I. A enfermeira do Pronto Socorro sugeriu que o PS tenha vacinas disponíveis para atender vítimas de acidentesevitando, com isso, que esses pacientes sejam encaminhados a outro serviço para receber esses cuidadosprofiláticos. II. A enfermeira do Hospital Geral sugeriu a implantação da consulta de enfermagem na alta hospitalar comprotocolos próprios que garantam ao paciente orientações sobre os cuidados necessários e a prevenção de novosagravos no período de convalescença.III. A enfermeira da Unidade de Saúde da Família propôs a ampliação das equipes do PSF com a inclusão deprofissionais das especialidades médicas mais procuradas pela população. IV. A enfermeira da Unidade Básica de Saúde propôs a anulação da delimitação da área de abrangência, de modoque os pacientes procedentes de qualquer parte do município, e até fora dele, pudessem se vincular a qualquerunidade de sua escolha.Estão corretamente articuladas com o conceito de integralidade do SUS APENAS as propostas(A) I e II porque reduzem a dicotomia entre as ações curativas e preventivas nos serviços de saúde.(B) III e IV porque oferecem mais serviços e a um maior número de pessoas.(C) I e III porque os usuários atendidos por médicos especialistas na rede básica necessitarão, cada vez menos, dePronto Socorro.(D) III e IV porque prevêem o atendimento da população holisticamente.(E) I e II porque não falam dos direitos do cidadão brasileiro e sim da ampliação de serviços.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
7

A. I e II porque reduzem a dicotomia entre as ações curativas e preventivas nos serviços de saúde

O Sistema Único de Saúde (SUS) apresenta seis princípios, sendo os organizacionais:

Descentralização e Comando Único; Participação Popular; Regionalização e Hierarquização. Estes são princípios organizacionais.

Os demais princípios são integralidade, equidade e universalização.

Nota-se que na questão o Distrito de Saúde "Salveiros" não atende o princípio  de integralidade, por isso a necessidade da equipe reduzir a dicotomia entre as ações curativas e preventivas.

A ideia de que o Pronto Socorro tenha a sua própria vacina e a implementação de uma consulta de enfermagem no local respeitam os princípios de integralidade.

Abraços!

Perguntas interessantes