O Diabetes Mellitus (DM) é um grupo heterogêneo de distúrbios de natureza metabólica provocada pela deficiência na produção, secreção ou resistência ao efeito da insulina, levando a um quadro de hiperglicemia, principal característica da DM. Com a falta de controle do nível glicêmico, ocorrem alterações importantes, como nefropatia, neuropatia e complicações cardiovasculares, aumentando os índices de morbidade e mortalidade (SANTOS et al. , 2020). Clinicamente, a diabetes apresenta-se em quatro tipos principais de diabetes. Disserte sobre esses quatro tipos. FONTE: SANTOS, W. P. ; FREITAS, F. B. D. De; SOARES, R. M. ; SOUZA, G. L. A. De; CAMPOS, P. I. De S. ; BEZERRA, C. M. De O. ; BARBOSA, L. D. Complicações do diabetes mellitus na população idosa. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 33283-33292, 2020
Soluções para a tarefa
Sobre os quatro tipos de diabetes, suas principais características são:
- Tipo 1: Elevada quantidade de açúcar no sangue
- Tipo 2: Resistência a insulina
- Tipo 3: Resistência a insulina no cérebro
- Tipo 4: Latente Autoimune do Adulto (LADA)
Diabetes e os seus diferentes tipos
A diabetes é uma doença que está relacionada principalmente com os níveis de açúcar no corpo. Vejamos mais detalhadamente os quatro tipos de diabetes existente.
Tipo 1
Sendo mais comum em crianças e adolescentes, a diabetes do tipo 1 tem como principal característica o excesso de glicose no sangue resultante da baixa produção de insulina.
Tipo 2
No caso da diabetes tipo 2, ela é semelhante a 1, pois também é caracterizada por excesso de glicose no sangue, entretanto no tipo 2 corpo desenvolve uma resistência a insulina.
Tipo 3
Atacando principalmente pessoas na 3ª idade, esse tipo de diabetes é caracterizada por aumento de glicose no cérebro, sendo resultado da resistência a insulina causada pelo Alzheimer.
Tipo 4
Por fim, a diabetes do tipo 4 é a menos conhecida, recebendo o nome de Latente Autoimune do Adulto, ela é caracterizada por ser resultado de uma desregulação do sistema imunológico que irá atacar o pâncreas, resultando em uma perda de algumas funções pancreáticas.
Para aprender mais sobre diabetes, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/20622701
#SPJ1
Resposta:Clinicamente, a diabetes apresenta-se em 4 tipos principais de diabetes. A diabetes melito tipo 1 apresenta deficiência absoluta de insulina, resultante de destruição autoimune das células β pancreáticas. A etiologia pode estar relacionada à genética, ou fatores ambientais, como infecções virais ou exposição a toxinas. Geralmente se manifesta precocemente, em crianças ou jovens adultos jovens. Os sintomas clássicos da diabetes aparecem rapidamente, e incluem polidipsia, polifagia, poliúria e perda de peso. A hiperglicemia resultante, se não controlada pode levar à cetoacidose diabética, coma e até à morte. Estes indivíduos dependem de tratamento com insulina exógena para sobreviver.A segunda categoria é a diabetes melito tipo 2, caracteriza por resistência periférica à ação da insulina, podendo progredir para comprometimento da sua secreção pancreática. Seu desenvolvimento está fortemente relacionado à obesidade, mas também apresenta fatores genéticos determinantes, além de que o envelhecimento é um fator de risco. Inicialmente, o tratamento pode ser comportamental, com adequação da dieta e estilo de vida, podendo progredir para medicamentos hipoglicemiantes, discutidos a seguir, e até mesmo à necessidade do uso de insulina, principalmente em pacientes que não seguem as recomendações de dieta e uso correto dos fármacos hipoglicemiantes
Explicação: