Química, perguntado por andreluiz010203, 1 ano atrás

o deutério é alótropos do hidrogênio?

Soluções para a tarefa

Respondido por arthurcacciatoouuc4x
1

- O processo de separação de mistura destilação fracionada separa misturas que possuem pontos de fusão diferentes.

- Isótopos são os átomos que possuem o mesmo número de prótons ou mesmo número atômico. Porém, tem número de massa diferente.

- Hidrogênio, Deutério e Trítio são isótopos do hidrogênio. São isótopos porque tem número de atômico igual. Diferem no número de massa. O Hidrogênio tem número de massa 1. O Deutério tem número de massa 2. O Trítio tem número de massa 3.

- Alótropos são substâncias formadas pelo mesmo elemento químico. Existem os alótropos do oxigênio que são o gás oxigênio (O2) e o gás ozônio (O3). A diferença, neste caso é o número de átomos na molécula. O gás oxigênio é incolor e o gás ozônio é azul.

- Existem os alótropos do carbono: carbono grafite e carbono diamante. O diamante tem a estrutura cristalina e é a substância mais dura que se conhece. O grafite é facilmente desgastável e por isso é utilizado para escrever em papéis.

- Há também alótropos do fósforo: fósforo branco e fósforo vermelho. O fósforo branco era muito utilizado em bombas por ser muito reativo. Queima-se facilmente no ar. O fósforo vermelho é uma estrutura maior e é resultante do fósforo branco.

- Os alótropos do enxofre são: enxofre rômbico e enxofre monoclínico. Diferem na sua estrutura.

- Os átomos se ligam para atingir a estabilidade, adquirir a configuração eletrônica dos gases nobres.

- Os gases nobres são elementos quimicamente estáveis. Por este motivo, não reagem com quase nada, são inertes. 

- Na ligação iônica prevalece a ligação entre metais e não metais. Os íons ficam unidos através da atração eletrostática. Os compostos iônicos são sólidos, na temperatura ambiente cristalinos. Possuem alto ponto de fusão e ebulição. Conduzem eletricidade quando em solução aquosa ou fundidos.

- Na ligação covalente prevalece a ligação entre não metais entre si, hidrogênio e não metais e hidrogênio com hidrogênio.

- Na ligação covalente há compartilhamento de elétrons. Segue a Teoria do Octeto. Para o hidrogênio, dois elétrons já servem para a sua estabilidade.

 

- As ligação covalente formam moléculas. As ligações iônicas formam os chamados agregados iônicos. As ligações metálicas formam as ligas metálicas.

- Uma ligação covalente pode ser simples, dupla ou tripla.

- Existem três tipos de ligações intermoleculares, ou seja, fora da molécula. São elas: Pontes de Hidrogênio, Dipolo-dipolo e Forças de London.

- As pontes de hidrogênio são as ligações intermoleculares mais fortes.

- As pontes de hidrogênio são responsáveis pelo aumento anormal do ponto de ebulição da água. Os compostos capazes de formar ligações de hidrogênio normalmente possuem maiores pontos de ebulição e menor volatilidade. Isto tudo devido a sua forte interação, a ligação é mais forte.

- Nos hidrocarbonetos (compostos orgânicos), quanto maior for a cadeia carbônica, maior o número de interações por Forças de London ou de Van der Waals. Então, maior o ponto de ebulição.

- Quando uma molécula possui uma parte polar e uma parte apolar a parte que for apolar chama-se hidrófoba e a parte polar chama-se hidrófila.

- Quando uma molécula passa do estado líquido para gasoso ocorre o rompimento das ligações intermoleculares. A sua estrutura não é alterada.

- As ligações intermoleculares do tipo Forças de London são as mais fracas e ocorrem em moléculas apolares.

 


andreluiz010203: valeu, irmão!!
Perguntas interessantes