[...] O debate sobre o modelo de ocupação das Américas é antigo na comunidade acadêmica. Hoje, existe quase um consenso de que os primeiros humanos entraram no continente há pelo menos 15 mil anos, e dispersaram rapidamente para a América do Sul, pela costa do Pacífico. Estudos arqueológicos indicam, no entanto, a existência de uma diferenciação incomum na morfologia cranial dos povos sul-americanos, em relação a outras regiões do mundo.
Muitos estudos baseados em análises genéticas de povos nativos sul-americanos do passado e contemporâneos apoiam a tese de uma única migração para a parte Sul do continente, com a diferenciação subsequente pelo isolamento de diferentes grupos humanos. Isto porque, quando um mesmo grupo se separa em dois, que não mais se relacionam, cada um deles começa a desenvolver assinaturas genéticas únicas, e crânios diferentes – e por essa teoria todos os povos indígenas modernos da América do Sul descendem de apenas uma onda de dispersão.
[...]Com base nesse texto, a teoria em consenso entre os cientistas sobre a forma como foi povoado o continente americano relata a migração de
grupos privilegiados que permaneceram na América do Norte.
grupos sedentários da América do Sul que seriam extintos.
um conjunto de diferentes povos que planejaram uma ocupação.
um conjunto populacional que posteriormente se dividiu.
uma cultura que dominou populações encontradas.
à atividade religiosa para promoção da diversidade cultural na Guerra Fria.
à democratização estadunidense proposta a outros territórios na Guerra Fria.
ao contexto de interferência política estadunidense durante a Guerra Fria.
ao processo de emancipação de colônias ao longo da Guerra Fria.
Soluções para a tarefa
A teoria apresenta pelos cientistas sobre a forma como foi povoado o continente americano relata a migração de: um conjunto populacional que posteriormente se dividiu.
O texto relata diversas ideias que foram desenvolvidas para poder explicar os mecanismos que levaram à formação do continente americano, uma vez que, de acordo com os fósseis encontrados, diferentes aspectos anatômicos foram apreendidos, como os formatos e tamanhos dos crânios.
É notório que os cientistas relatem a migração de diferentes conjuntos populacionais, seja através de isolamento geográfico ou outros fatores, mas que permitiram a formação de novas características fenotípicas, em função de novas pressões ambientais.
Veja mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/43050797