O cotidiano dos projetos sociais sobre esporte e lazerrevela grupos de participantes que se identificamcom as atividades que lá se desenvolvem e, assim,se tornam assíduos e trazem amigos e parentespara delas participarem. Por outro lado, há pessoasavessas a atividades em grupo, assim como há,também, os pequenos grupos que não gostam deconviver com grandes grupos. Normalmente, essaspessoas e esses grupos têm alguma característicaque os deixa desconfortáveis. Por vezes, sentem-sediscriminados, porque estão fora do padrãocorporal, por causa da cor da pele, dos cabelos, porsua preferência sexual ou por outras razões que osexcluem. Quando alguém os convence a participarde projetos sociais, chegam tarde, saem cedo e,não raro, abandonam as atividades após algumassemanas.GOELLNER. S. V. et al. Gênero e Raça: inclusão no esporte e lazer.Porto Alegre: UFRGS, 2009 (adaptado).Nesse contexto, o profissional da educação físicacontribui para combater as discriminações de gêneroe raça/etnia quandoA identifica, denuncia e desqualifica os estereótiposculturalmente construídos, que controlam eimobilizam papéis e funções específicas parahomens e mulheres, para brancos, pardos, negrose índios.B amplia o acesso às atividades de esporte e lazerpelos grupos socialmente desfavorecidos etrabalha com cada grupo separadamente, paraevitar conflitos.C dissemina conceitos, comportamentos e atitudesque evidenciam as diferenças culturais entre ossujeitos, julgando-as e comparando-as.D discute e impõe a redução das resistênciascontra a injustiça e a desigualdade de gênero, deorientação sexual e de raça/etnia, uma vez queessa é a forma de superação desse preconceito.E proporciona à comunidade que participa dasatividades de esporte e lazer um atendimento querevela as diferenças entre as pessoas e determinao espaço de cada um no grupo comunitário.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A alternativa correta é a letra A.
O profissional de Educação Física pode combater a discriminação seja de raça, gênero, orientação sexual quando nas aulas identifica e denuncia esses estereótipos.
O professor de Educação Física deve apresentar aos seus alunos que as diferenças fazem parte da sociedade e que todos deverão respeitá-las.
Dessa forma o professor ajuda a construir uma sociedade melhor e que cada vez mais as diferenças sejam respeitadas.
Abraços
Respondido por
2
Resposta:
identifica, denuncia e desqualifica os estereótipos culturalmente construídos, que controlam e imobilizam papéis e funções específicas para homens e mulheres, para brancos, pardos, negros e índios.
Explicação:
Perguntas interessantes
Contabilidade,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Moral,
7 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás