Suponha que o candidato do partido político com o qual você é afiliado seja eleito, pelo voto democrático, presidente de um pequeno país. A plataforma política é populista, ou seja, o país apoiou sua candidatura em razão de suas promessas de ampliação ao acesso à saúde, à educação e à segurança.
Você entende a solicitação do governante de seu país, mas agenda uma reunião antes de qualquer decisão.
Diante deste caso, você deve apresentar um parecer quanto aos efeitos macroeconômicos desta conduta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A expansão da atuação do governo (ou o aumento da oferta monetária) tem potencial para provocar, a curto prazo, o aumento do nível de atividade, do emprego e da renda na economia. Com a produção de hospitais, de universidades e de contratação de novos agentes de segurança, o governo estará adotando uma política monetária expansionista.
Em outras palavras, o aumento da base monetária na economia provocará impactos diretos sobre o produto e a renda. Por outro lado, os preços também sofrem ajustes dado o maior nível de atividade. Então, é necessário emitir um relatório para o presidente argumentando que estas políticas têm alto potencial inflacionário. Ademais, uma conduta cautelosa e gradual seria conveniente para um bom ambiente macroeconômico do país.
Explicação:
A curto prazo tende-se a ter um aumento de emprego e renda na população, o que contribui para o crescimento da economia. Além de que o investimento em hospitais, segurança e universidades faz com que seja adotada uma política monetária expansionista.
Política monetária expansionista
Os preços de produtos e serviços tendem a ser alterados, o que fará com que o governo tenha que atuar de maneira forte no combate à inflação.
As pessoas tendem a ficar mais dependentes do governo devido aos incentivos dados por meio de política popular, como auxílios financeiros.
Saiba mais sobre política monetária em:
https://brainly.com.br/tarefa/41026614
Bons estudos!
#SPJ2