Psicologia, perguntado por diegoluccag, 5 meses atrás

O convívio em sociedade é parte fundamental da existência humana, pois o ser humano é um ser social. Isso quer dizer que os sujeitos se constituem a partir das relações que constroem ao longo da vida, seja no aprendizado cultural consciente que acontece nessas trocas, seja por fatores que nem sempre são percebidos como uma influência.

É nesse sentido que é possível afirmar que a construção da subjetividade perpassa pela incidência de fenômenos presentes no contexto social, cultural e histórico. Na atualidade, os balizadores sociais têm características específicas e singulares que também influenciam as pessoas de forma única.

Descrição da imagem não disponívelAssim, com base no aprendizado e em reflexões desenvolvidas, aponte um possível balizador social contemporâneo que pode estar causando os problemas nessas equipes de trabalho.

Soluções para a tarefa

Respondido por kevinSkt17
5

Resposta:

Padrão de resposta esperado

A sociedade contemporânea tem balizadores sociais que podem ser considerados paradoxais, que têm consequências para o convívio saudável entre as pessoas. Nesse desafio, que enfatiza o ambiente de trabalho, o paradoxo mais proeminente é a competitividade ao mesmo tempo que se exige trabalho em equipe.

É possível observar, nessa situação hipotética, mas que é muito encontrada no ambiente laboral contemporâneo, que há benefícios e bonificações para o indivíduo, mas os resultados são analisados no coletivo.

Esse paradoxo causa problemas tanto pessoais como doenças ligadas ao esgotamento, como dificuldade no convívio social, que passa a ser baseado em relações de interesse individual, prejudicando os valores que beneficiam o coletivo. No caso do ambiente laboral, o individualismo tem trazido consequências negativas, que interferem diretamente no convívio social e, consequentemente, na percepção sobre a felicidade.

Explicação:

Respondido por jaquersantana
0

Um possível balizador social contemporâneo que pode estar causando problemas nas equipes de trabalho é a cultura do individualismo.

Cultura do individualismo

  • A ideia de que o sucesso profissional depende apenas do esforço individual e de que cada pessoa deve buscar apenas seus próprios interesses pode levar à competição excessiva e à falta de cooperação entre os membros da equipe.
  • Isso pode prejudicar a comunicação, a colaboração e a construção de relações de confiança entre os colegas, afetando negativamente o desempenho e o clima organizacional.  
  • É importante, portanto, que as organizações incentivem e promovam a cultura da cooperação e do trabalho em equipe, valorizando a contribuição de cada membro e reconhecendo a importância do esforço coletivo para alcançar os objetivos organizacionais.

Aprenda mais sobre clima organizacional aqui: https://brainly.com.br/tarefa/16663559

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes