O controle do câncer de mama mantém-se como uma das prioridades na agenda da Política Nacional de Saúde em face de sua grande magnitude como problema de saúde pública no Brasil. Diante disso:
A. o Ministério da Saúde recomenda o rastreamento do câncer de mama com mamografia anual em mulheres com idade entre 50 e 69 anos.
B. detecção precoce é uma forma de prevenção terciária que tem por objetivo evitar a ocorrência da doença, e suas estratégias são voltadas para a redução da exposição aos fatores de risco.
C. o rastreamento é uma estratégia baseada na realização de testes relativamente simples em pessoas sadias, com o intuito de identificar doenças em sua fase sintomática.
D. no Brasil, embora exista uma grande heterogeneidade na distribuição de casos novos e mortes por câncer de mama, as maiores taxas de incidência e mortalidade ocorrem nas regiões norte e nordeste, e as menores taxas nas regiões sul e sudeste.
E. o rastreamento do câncer de mama consiste em identificar o câncer em seus estágios avançados, em populações sintomáticas e, com isso, possibilitar a mudança em seu prognóstico.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta sobre o câncer de mama é a Letra A (o Ministério da Saúde recomenda o rastreamento do câncer de mama com mamografia anual em mulheres com idade entre 50 e 69 anos).
O câncer de mama
O câncer de mama é uma doença que acomete homens e mulheres, sendo mais predominante nas mulheres. É caracterizado por multiplicação de células neoplásicas na região mamária.
Alguns fatores predispõem o câncer de mama, sendo:
- Idade avançada;
- Histórico familiar;
- Exposição prolongada aos hormônios femininos;
- Mutações genéticas.
O principal sintoma relatado pelos pacientes é a presença de nódulo único, endurecido e não doloroso. Porém podem aparecer outros sintomas associados, como:
- Vermelhidão e edema;
- Retração de pele;
- Deformidade nas mamas;
- Presença de líquido.
Para saber mais sobre o câncer de mama clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/3593004
Bons estudos!
#SPJ1
Resposta:
A.
o Ministério da Saúde recomenda o rastreamento do câncer de mama com mamografia a cada dois anos em mulheres com idade entre 50 e 69 anos.
Explicação:
O rastreamento do câncer de mama é uma forma de prevenção primária da saúde, realizado através de exames simples para detectar o câncer em seus estágios iniciais (assintomáticos), possibilitando mudanças em seus prognósticos. No Brasil, a maior taxa de incidência e mortalidade por essa doença encontra-se na região sul e sudeste do país (BRASIL, 2016; BRASIL, 2013). O Ministério da Saúde recomenda que o rastreamento seja feito por mamografia a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. (Ministério da Saúde, 2021).