No câncer de mama, geralmente, existe a indicação da remoção parcial ou total das mamas, nesses casos, as ações de enfermagem prioritárias no pós-cirúrgico são:
A. incorporar as atividades da vida diária ao protocolo de exercícios, se apropriado; avaliar dor por meio de escala visual analógica (EVA).
B. instalar e monitorar oxigenoterapia prescrita; oportunizar ao cliente e aos familiares compartilhar dos sentimentos (raiva, culpa, perda e dor).
C. utilizar medidas de assepsia durante os cuidados das feridas cirúrgicas, evitando infecções inoportunas; avaliar sangramento, quantidade e aspecto de conteúdo do dreno e/ou curativo.
D. informar sobre dor; iniciar antibioticoterapia imediata, conforme prescrição médica.
E. atentar para o eliminação intestinal; estimular movimentos leves.
Soluções para a tarefa
No pós operatorio da mastectomia deve-se realizar a assepsia adequada evitando infecções; avaliar o sangramento, e os drenos.
Alternativa correta letra C.
Como funciona o pós operatorio na mastectomia?
No pós cirúrgico da mastectomia é fundamental que a equipe de enfermagem se atente aos (possibilidades) de complicações sendo fundamental a verificação e educação do paciente quanto a isso, alguma das condições a serem compartilhadas são:
- Realizar assepsia durante os cuidados da ferida;
- Verificar sangramentos por deiscências das suturas;
- Verificar os drenos (tipo de pus, sugestiona infecção? drenos normais?)
A partir disso, a melhor alternativa que corrobora com os cuidados no pós operatório são: utilizar medidas de assepsia durante os cuidados das feridas cirúrgicas evitando infecções oportunistas.
Veja mais sobre Anatomia Ginecológica em: brainly.com.br/tarefa/25301277
#SPJ1
Resposta: C. utilizar medidas de assepsia durante os cuidados das feridas cirúrgicas, evitando infecções inoportunas; avaliar sangramento, quantidade e aspecto de conteúdo do dreno e/ou curativo.
Explicação:
As ações prioritárias de enfermagem, nesse caso, visam a redução de complicações ou agravos no estado de saúde da paciente. Tendo em vista que se trata de uma paciente com câncer de mama no pós-cirúrgico, as principais intervenções de enfermagem são a utilização de medidas de assepsia, evitando a entrada de microrganismos patógenos através das lesões cirúrgicas, assim como a observação e quantificação de secreções sero-sanguinolentas por dreno ou curativos que possam indicar presença de infecção.
conforme gabarito