O conhecimento surge com produção de contexto social, pesquisas, ou a partir de questionamentos filosóficos. Quando entendemos que o conhecimento se relaciona com a sociedade e é criado a partir do senso comum, podemos afirmar que:
a)
Os seus preceitos são verdadeiros, por isso podem ser considerados um método com regras formais.
b)
Trata-se de um conhecimento de caráter sistematizado.
c)
As suas certezas são questionáveis, pois são adquiridas subjetivamente, de forma empírica.
d)
A forma de adquirir o senso comum precede da fé que as pessoas têm em Deus.
e)
O senso comum estabelece formas de pesquisa científica, porque advém das culturas populares.
Soluções para a tarefa
Resposta: letra c - As certezas trazidas pelo senso comum, geralmente, serão questionáveis, pois são adquiridas pelas aparências e pelas formas de cultura popular, subjetivamente. Por isso, seu caráter é empírico, porque deriva diretamente da experiência quotidiana, assim como é assistemático, uma vez que não é estruturado racionalmente, tanto como se adquire ou como é formado. Além disso, o senso comum é ametódico, porque não segue um conjunto de regras formais que advém de um estudo planejado.
Quando o conhecimento que adquirimos é puramente produto da nossa subjetividade, trata-se de um conhecimento questionável. Logo, a alternativa C está correta.
O saber científico não se opõe ao saber filosófico, mas o saber filosófico, de fato, alcança uma visão global envolvendo a crítica do conhecimento científico.
Por definição, o saber científico consiste na investigação de um recorte da realidade, observado por um método que virá a confirmar uma hipótese inicial sobre o funcionamento deste recorte.
Deste modo, falar em concepção científica de mundo é uma contradição em termos.
Da neurologia à cetologia, a ciência busca estas confirmações para elaborar o conhecimento mais universal possível, ainda que sempre dividido em infinitas áreas do conhecimento.
O saber filosófico, por sua vez, é sempre um saber aproximativo. Quando alcança alguma verdade, dificilmente conseguirá comunicá-la e, certamente, não conseguirá retê-la - do mesmo modo como não se mostra um pensamento, conforme mostra o texto.
A preocupação da filosofia é individual, não universal: é relacionar a própria consciência com a ordenação do conhecimento e vice-versa.
Assim, um saber pode e deve conversar com o outro, mas a redução de ambos ao cargo de único saber válido é uma distorção da realidade.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/30412730