O conceito de cidades inteligentes ainda é incipiente tanto no âmbito nacional, quanto no mundial. Assim, visando estabelecer critérios para avaliar as características necessárias para uma cidade ser considerada inteligente, o IESE Business School, uma entidade filiada à Universidade de Navarra, na Espanha, criou o “Cities Motion Index”, ou seja, um índice que busca avaliar e nomear os agrupamentos urbanos a partir de atributos que se enquadrem na tipologia de cidades inteligentes, levando em consideração nove critérios, sendo eles: 1 – Capital Humano: Capacidade de atrair e manter o ser humano, levando em consideração o nível de escolaridade e o acesso à cultura. 2 – Paridade Social: As formas de interação entre as classes sociais, bem como o acesso a saúde, educação, taxas de imigração, dentre outros. 3 – Aspectos econômicos: Geração de empregos e a qualidade dos mesmos, bem como os serviços, inovação e planos de desenvolvimento. 4- Administração: Forma como poder público ministra a cidade e a eficiência das medidas estatais. 5 – Conservação da natureza: Avalia a forma pela qual a cidade busca a sustentabilidade, levando em consideração a mitigação de impactos ambientais. 6 – Mobilidade urbana: Detecta as formas de mobilidade, bem como suas conexões e tecnologias. 7 – Planejamento Urbano: Verifica as formas de acesso aos itens básicos de sobrevivência, tais como o saneamento básico, moradia, qualidade de vida, e os planos futuros de melhoria. 8 – Vínculos internacionais: Considera o reconhecimento internacional da cidade, tanto como exemplo de inovação tecnológica, como pelas conexões existentes. 9 – Inovações tecnológicas: Aspecto de maior importância, que visa reconhecer como a tecnologia está sendo utilizada em prol da melhoria urbana. A partir dessa classificação foi criado um ranking com as cidades mais inteligentes do mundo, que é lançado anualmente para divulgar boas práticas urbanas. Fonte: Traduzido de IESE Business School. Indice IESE Cities in Motion. University of Navarra. 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2018. A partir das características de cidades inteligentes, que compõem o índice, assinale a alternativa correta: Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Respondido por
35
Ao se considerar a ideia de um novo modelo de relações, o conceito de cidades inteligentes busca conciliar a tecnologia com novas práticas de consumo, gestão e ocupação do espaço urbano.
Respondido por
170
RESPOSTA CORRETA: Todos os critérios estabelecidos no índice estão relacionados com a melhoria ambiental, social e econômica, a partir do planejamento e tecnologias, visando viabilizar e melhorar as condições de vida nas cidades. Correto
Usuário anônimo:
Correto e corrigido no AVA!
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás