Química, perguntado por CamilyParreira1099, 1 ano atrás

O ciclo do combustível nuclear é o conjunto de etapas do processo industrial que transforma o minério de urânio, desde a forma encontrada em estado natural até sua utilização como combustível dentro de uma usina nuclear. Esse processo envolve a etapa de hidrólise do hexafluoreto de urânio, de acordo com

Soluções para a tarefa

Respondido por jeferssantos92
13

Olá. A pergunta está incompleta, mas consegui encontrá-la em outro site. Ela encontra-se em anexo, ok?


Um dos jeitos de se calcular a entalpia ( ΔH ) de uma reação, é através da entalpia de formação dos seus componentes. É o exemplo desse exercício. O cálculo será feito de acordo com a seguinte fórmula:


ΔH reação = H produtos - H reagentes


No exercício, a reação balanceada é:


UF₆   +   2 H₂O   →  UO₂F₂   +   4 HF          ΔH = - 663 KJ.mol⁻¹


A tabela do anexo nos dá o valor de H de formação de três compostos e pede pra calcularmos o H de formação do UO₂F₂. É bem simples, pois temos o valor de ΔH da reação. Assim, vamos aplicar a fórmula dada acima.

IMPORTANTE: na tabela de entalpia de formação, a fórmula do composto UF₆ está errada, ok? Acho que quem digitou o exercício digitou HF₆ por engano :( Mas pode usar sem medo o valor que está lá.

Atenção: pela tabela temos o valor de H de formação de 1 mol de cada substância. Quando a substância na reação reagir em quantidade maior, teremos que multiplicar o valor de seu H pelo seu coeficiente. Temos que lembrar também que os produtos são os compostos da direita e os reagentes são os compostos da esquerda da seta. Feito isso, vamos ao cálculo:


ΔH reação = H produtos - H reagentes

- 663 = ( H UO₂F₂  +   4 * (-270)) - ( -2150 + 2 * (-242))

- 663 = ( H UO₂F₂  -  1080) - ( - 2634)

- 663 = H UO₂F₂  -  1080 + 2634

- 663 = H UO₂F₂  + 1554

- 663 - 1554 = H UO₂F₂


H UO₂F₂ = - 2217  KJ.mol⁻¹


A alternativa correta é a letra A.


Espero ter ajudado ;)



Anexos:
Perguntas interessantes