O cartaz abaixo, parte de uma campanha sindical pela redução da jornada diária de trabalho, foi divulgado em 1919 pela União Interdepartamental da Confederação Geral dos Trabalhadores da Região do Sena, na França.
Tradução dos escritos do cartaz: “União dos Sindicatos de Trabalhadores do Sena”. “As 8 horas”. “Operário, a regra foi aprovada, mas apenas sua ação a fará ser aplicada”.
a) Identifique um elemento visual no cartaz que caracterize a principal reivindicação dos sindicatos e o explique.
b) Identifique e analise a visão de luta social que a cena principal do cartaz apresenta.
Soluções para a tarefa
a) O número 8, em evidência como parte do relógio analógico, expressa o período de oito horas diárias de trabalho, postulado pelos trabalhadores nos contextos de movimentos sociais que estavam relacionados ao desenvolvimento do capitalismo industrial.
b) A ilustração representa a luta de classes, denominada pelo marxismo como “o móvel principal do processo histórico”. Referindo-se à cena ilustrada, especificamente, o conflito de interesses envolve os operários e os patrões: em que os primeiros pleiteiam a valorização de seu trabalho; e os segundos, pretendem garantir ou ampliar, ainda mais, os seus ganhos.
Resposta:
a) Entre os elementos visuais presentes no cartaz, podemos citar o relógio marcando 8 horas – “As 8 horas” (Les 8 heures) – e trabalhadores lutando com os patrões pela aplicação da lei que limita a jornada de trabalho a oito horas diárias. No início da Revolução Industrial, a exploração do trabalho era feita de forma desregulamentada, o que justifica as lutas trabalhistas e a formação dos sindicatos naquele período. O cartaz também alerta o trabalhador que ele deve atuar para que as conquistas trabalhistas sejam efetivamente aplicadas.
b) A imagem do cartaz apresenta o Movimento Operário francês no século XX, no contexto da reconstrução francesa após a Primeira Guerra Mundial. Estava em pauta a aplicação da lei da jornada de trabalho de oito horas, já aprovada, porém não aplicada na prática. A luta social em questão envolve operários e patrões (representando a antiga luta entre capital e
trabalho), como pode ser notado pelos grupos de pessoas que puxam os ponteiros do relógio. As pessoas da esquerda representam os operários, que lutam pela aplicação da lei, enquanto as da direita, representaram a burguesia, que tenta evitar a implementação da medida.
Explicação: