Biologia, perguntado por Evertoncoota9959, 1 ano atrás

O caramujo exótico Achatina fulica é uma espécie de origem africana cuja introdução no Brasil deu-se por meio de uma feira agropecuária na década de 80, no Paraná. Porém, como o brasileiro não tem hábito de consumir esse tipo de alimento, a demanda não existiu e os criadores soltaram os moluscos inadvertidamente na natureza, sem imaginar o mal que estavam causando. As densas populações desse molusco em nosso país devem-se principalmente ao seu grande potencial biótico e à ausência de patógenos específicos, causando perdas à biodiversidade local. São herbívoros vorazes e pouco exigentes para se alimentar, comendo praticamente de tudo. Além dos fatores já mencionados, o caramujo africano ainda pode ser considerado um hospedeiro potencial para o parasita causador da angiostrongilíase abdominal. (THIENGO. Silvana, Agência Fiocruz de notícias-Ciência e Saúde para todos.) Com base no texto e em conhecimentos zoológicos, assinale a alternativa correta sobre o caramujo africano. a) É um molusco aparentado aos polvos, lagostas e bivalves. b) A afirmação de que "são herbívoros vorazes" indica sua adaptação ao endemismo em ambientes exóticos, que proporciona fácil nutrição com qualquer item consumido. c) Pode veicular doenças como angiostrongilíase abdominal, que pode afetar tanto humanos quanto os gastrópodos nativos. d) Seu grande potencial biótico está relacionado a sua alta capacidade reprodutiva pela grande quantidade de ovos depositados em cada postura. e) As perdas à biodiversidade local podem indicar a diminuição de espécies nativas, como os caramujos nativos (Megalobulimus sp.), pela competição intraespecífica.

#UFPR
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
0

A alternativa E) As perdas à biodiversidade local podem indicar a diminuição de espécies nativas, como os caramujos nativos (Megalobulimus sp.), pela competição intraespecífica.

O caramujo africano africano foi introduzido no Brasil através de embarcações portuguesas e de navios negreiros que, e também pela importação dessas especies para a criação de um escargot mais barato para ser comercializado no Brasil, mas não foi bem aceito.

Após muitos desses caramujos serem postos no meio ambiente, como não tinha predadores e eram maiores e mais fortes do que as especies nativas, houve maior competição intraespecífica, diminuindo a população nativa.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes