O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a escandinávia do que com bruzundanga (corrompida nação fictícia de lima barreto). O distanciamento entre "reconhecer" e "cumprir" efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são: a) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas. B) parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação. C) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente. D) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter. E) cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas
Soluções para a tarefa
A alternativa correta referente ao distanciamento entre "reconhecer" e "cumprir", é a Letra D: Criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter.
O que é um Paradoxo?
O enunciado, inspirado em um artigo do jornal Folha de São Paulo, fala de um grande paradoxo que existe na sociedade brasileira, que todos sabem o que é certo e errado, porém, às vezes, optam por agir de forma errada. Outro fator importante que, em alguns aspectos, explica a razão desse paradoxo, é que as leis que funcionam são sempre feitas por pessoas e muitas vezes elas não fazem o que é certo.
O paradoxo é uma figura de pensamento responsável por estabelecer a falta de sentido dentro de uma frase com seu efeito expressivo, ou seja, é a fonte do estilo, portanto, está no âmbito da metáfora. Dessa forma, o paradoxo não é apenas um oposto, pois, para acontecer, os componentes da frase devem ser opostos.
Entenda mais sobre o Paradoxo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/52128854
#SPJ4