ENEM, perguntado por Mayconrs3659, 10 meses atrás

O Brasil é um país extraordinariamente africanizado. E só a quem não conhece a Africa pode escapar o quanto há de africano nos gestos, nas maneiras de ser e de viver e no sentimento estético do brasileiro. Por sua vez, em toda a outra costa atlânfica podem-se facilmente reconhecer os brasileirismos.Considerando o diálogo atlântico estabelecido entre europeus, africanos e brasileiros entre os séculos XVI e XVIII, referido no mapa e no fragmento do texto, avalie as afirmações a seguir.I.Os portugueses, pioneiros nas expedições de exploração da costa atlânfica africana, desde o início estavam interessados no comércio de escravos, que seriam vendidos, inicialmente, na Europa e depois nas ilhas atlânficas, no Caribe e na América Espanhola.II.A mulfiplicação das rotas comerciais transatlânticas estabelecidas pelos europeus ao longo dos séculos XVI e XVIII, conforme observado no mapa, favoreceu o crescimento de cidades do interior africano, visto que muitos povos buscavam nessa região, refúgio diante das capturas ou do aprisionamento por guerra para o comércio de escravos.III.Os intercâmbios produzidos pelo comércio atlântico promoveram a mútua influência entre Brasil e Africa, como pode ser comprovado pelos laços estabelecidos entre comerciantes baianos e africanos da Costa da Mina, em virtude do interesse desses úlfimos no tabaco produzido na Bahia. lV. O aumento da produção açucareira no século XVII desencadeou uma demanda considerável por escravos que, nesse período, foram fornecidos pelos portos da Costa da Mina e de Angola, estreitando ainda mais as relações desses com Salvador e o Rio de Janeiro. É correto apenas o que se afirma em O I e III.O II e IV.O III e IV.

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
4

Apenas as afirmativas I  e III são verdadeiras, é correta a alternativa E.

III é verdadeira, pois havia uma relação comercial de troca não só entre Brasil e África, mas também entre Europa e Brasil e Europa e África, naquilo que ficou conhecido como "trocas triangulares".

IV é verdadeira, pois a produção do açúcar no Brasil era realizada a partir do sistema de plantation, com a imposição violenta dos latifundiários e seus funcionários contra os escravizados. Quanto maior fosse a produção, maior era a necessidade de trabalhadores, de modo que maior era o tráfico negreiro e maiores as relações econômicas entre as duas regiões.

Respondido por gilnascimento81
0

Resposta:  III e IV estão corretas. Os intercâmbios produzidos pelo comércio atlântico promoveram grande influência da África sobre o Brasil, como pode ser comprovado nos rituais religiosos de origem africana presentes em todo o Brasil atualmente.

O aumento da produção açucareira no século XVII desencadeou uma demanda considerável por escravos que, nesse período, foram fornecidos pelos portos da Costa da Mina e de Angola, estreitando ainda mais as relações desses com Salvador e o Rio de Janeiro.

Explicação:

As relações entre o continente africano e o Brasil datam do tráfico humano no início do século XVI. Uma numerosa mão de obra e notáveis aportes culturais africanos devidos ao tráfico modificaram sem dúvida o universo sócio-político, econômico e cultural do Brasil colonial que engendrou o Brasil de hoje.

Perguntas interessantes