ENEM, perguntado por jacianedesasena837, 11 meses atrás

A Escola Posifivista, também chamada de Metódica, surgiu na segunda metade do século XIX e foi a primeira corrente historiográfica a elaborar um método de investigação em História.Para sabermos a relação que prende o documento ao fato, devemos reconstituir toda a série das causas intermediárias que produziram o documento. Devemos reelaborar mentalmente toda a cadeia dos atos praficados pelo autor do documento, a parar do fato observado, por ele, até ao manuscrito (ou ao impresso), que temos hoje diante dos olhos. Essa cadeia, tomamo-la em senfido inverso, começando pela inspeção do manuscrito (ou do impresso), para chegarmos ao fato antigo. Tais são o f\m e a marcha da análise crítica.Sobre os métodos de pesquisa elaborados pelos positivistas para o estudo dos documentos, avalie as seguintes afirmações.I. Era necessário contemplar a crífica externa e interna das fontes de pesquisa, pois o conhecimento histórico é indireto, não observável, precisando ser construído com rigor.11. A crífica externa consistia nos trabalhos preliminares do historiador para estabelecer a procedência dos documentos, após ter selecionado as fontes do passado que pretendia estudar.III. A crítica interna consisfia no estudo das características físicas do documento, o tipo de material usado e, no caso dos exemplares mais anfigos, a caligrafia.As ideias contidas nos documentos deveriam ser estudadas isoladamente, ou seja, sem a contaminação do contexto no qual haviam sido produzidas, do contrário, a produção histórica não seria científica.É correto apenas o que se afirma em O I e II.O I e III.O Il e IV.III, III e IV. O II, III e IV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
3

São verdadeiras apenas as afirmativas I e II, é correta a alternativa A.

Os positivistas, que pretendiam proceder nas Ciências Humanas com os mesmos modelos matematizados que existiam nas Ciências Naturais, viam a análise da validade dos documentos como um trabalho preliminar fundamental dos historiadores, separando os documentos verdadeiros dos documentos falsos.

Viam nesta forma de ação historiográfica uma garantia de que se livrariam dos erros mais comuns, defendendo a hipótese de que, mesmo que a análise do passado não fosse direta, seria capaz de produzir informações verdadeiras se fosse feita de acordo com a metodologia correta.

Perguntas interessantes